6ª edição do Sustainable Living Innovators (SLI) é encerrada com a apresentação dos resultados dos projetos dos innovators 12/08/2025 - 01:14
A 6ª edição do Sustainable Living Innovators (SLI) realizada em Matosinhos – Portugal chegou ao fim na última sexta-feira (08), dia em que os innovators puderam apresentar os resultados de seus projetos. Em parceria com o CEiiA, a Araucária selecionou e financiou a ida de dez alunos – cinco do ensino médio e cinco da graduação - para Portugal.
Contextualização sobre a corrida espacial, destacando o histórico, os desafios e as oportunidades que enquadram os seus projetos, orientação técnica para o conhecimento de ferramentas para o desenvolvimento dos conceitos e exposição do poder do storytelling e formas de estruturação de um pitch com impacto para angariar potenciais investidores foram algumas das fases que os innovators passaram nas quatro semanas que estiveram em Portugal.
“Destacamos a dedicação, o envolvimento e a vontade dos innovators na entrega de algo diferenciador, que se reflete na evolução significativa do desenvolvimento dos conceitos. Observar estas interações é uma inspiração e um exemplo do valor que tanto defendemos no CEiiA – a conectividade”, afirmou a coordenadora do Programa SLI, Sónia Lara Nunes.
Durante os dias que os innovators passaram em Matosinhos, eles puderam ainda elaborar e demonstrar soluções tecnológicas, levando em conta as recomendações do Painel de Feedback e respeitando os princípios da sustentabilidade (ambiental, social e financeira).
“Essa iniciativa que realizamos com o CEiiA foi incrível, pois ao mesmo tempo que os alunos do Paraná puderam usufruir do crescimento tanto pessoal como profissional, a Fundação Araucária também pôde trocar experiências de conhecimento com Portugal”, destacou a assessora de Relações Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.
O aluno de graduação da Unicentro, João Pedro Rosa de Angelo Sanchez salientou o quanto essas quatro semanas que passou em Portugal somaram no seu amadurecimento profissional. “Gostaria de agradecer à Fundação Araucária por essa oportunidade e todo o apoio para nos levar até Portugal. Foi uma experiência transformadora e que com certeza vai agregar muito na minha vida, pois conheci diversas pessoas de outros países e tive contato com profissionais renomados”.
Fotos: CEiiA.