Programa de Extensão Tecnológica Empresarial - PETE (2008-2010)

O Programa "Universidade Sem Fronteiras: Extensão Tecnológica Empresarial" (2008-2010), já encerrado, buscava estimular a integração entre os professores e/ou pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa, com o objetivo de fomentar o surgimento de novos empreendimentos e o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos, propiciando condições de acesso a conhecimentos tecnológicos e de gestão, por um período mais longo. O programa obteve resultados concretos na geração de emprego e renda, com impactos sociais e econômicos significativos em nível local e regional.

 

Objetivos

  • Atendimento preferencial aos mercados consumidores emergentes, inserindo os empreendimentos no contexto das atividades industriais e de serviços da economia paranaense.
  • Descentralização do desenvolvimento econômico com a priorização das regiões de baixo IDH do estado do Paraná e periferia das grandes cidades.
  • Criação de condições para a geração de emprego e renda contribuindo para a fixação de profissionais em cidades de menor porte.
  • Estímulo à cooperação entre pesquisadores/instituições de pesquisa e micro e pequenos empreendimentos, organizações sociais e cooperativas. 

Chamada Pública 007/2008 (Texto na íntegra)
 

Situação atual

  • Fechada para recebimento de propostas. 
     

Notícias

03/02/2010
Continuidade dos Projetos do Programa de Extensão Tecnológica Empresarial
A SETI, por meio da Fundação Araucária, abriu a possibilidade de prorrogação dos projetos em andamento do Programa de Extensão Tecnológica Empresarial do Universidade Sem Fronteiras.
 

18/12/2009
Modelo de Relatório Técnico Final já está disponível
A Diretoria da FA disponibiliza o modelo de arquivo a ser seguido na confecção do Relatório Técnico Final
  Relatório Técnico Final USF - ETE
 

09/03/2009
Fundação convida Instituições a apresentarem proposta de apoio institucional
Considerando o disposto nos itens 6.4.5 e 6.9 da Chamada de Projetos 07/2008, a Diretoria Executiva da Fundação Araucária convida as Instituições a apresentarem proposta de apoio institucional à execução dos projetos contratados no âmbito da chamada 07/2008, até o próximo dia 31/03/2009.
 Leia o Comunicado 001/2009
 Baixe o Formulário de Apoio (em DOC)
 

25/11/2008
Solenidade de lançamento do programa em Curitiba
No dia 27 de novembro de 2008, às 14h, acontecerá a solenidade de lançamento do Programa de Extensão Tecnológica Empresarial em Curitiba. O Evento será realizado no Centro de Convenções de Curitiba, situado na Rua Barão do Rio Branco, 370. O termo de compromisso com os parceiros será assinado pela manhã (às 10h) durante uma reunião técnica.
 

12/06/2008
Lançado edital de Extensão Tecnológica Empresarial O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes, autoridades universitárias e convidados da classe empresarial receberam no último dia 11, a visita da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto e do Diretor de Administração e Finanças da Fundação Araucária, Fernando Antonio Prado Gimenez, que estiveram em Ponta Grossa para apresentar e lançar o edital “Extensão Tecnológica Empresarial”, um dos cinco subprogramas do Programa “Universidade Sem Fronteiras”.
 

Ofertantes 

Treinamento e Assistência Técnica

Solange Teresinha Carpes (UTFPR - Pato Branco)
Agroindústrias; Segurança Alimentar; Análise e Microbiologia de Alimentos
 

Demandantes

Informatização

ACCT - Associação Centro Comercial Tapajós (Curitiba)
Programa para gerenciamento e controle de estoque; Apuração dos custos e valor de venda; Fluxo de caixa e cadastro de clientes.
 

Robótica

R. Barbosa e Silva – Informática ME (Guarapuava)
Interface de robótica educacional; Conjunto de softwares e ferramentas para laboratório de robótica; Site para educação tecnológica a distância...
 

Organização e Certificação

Coanop - Coop. Comercialização e Reforma Agrária Norte Pioneiro (São Jerônimo da Serra)
Organização de pequenos produtores e assentados; Produção certificada de café de qualidade