Administradores

 Diretoria Executiva

 

Ramiro Wahrhaftig

  

Ramiro Wahrhaftig - Presidente 

Engenheiro Civil formado pela UFPR, com mestrado em Planejamento Energético, pela UFRJ e doutorando em Tecnologia e Inovação, na Universidade de Tecnologia de Compiègne – UTC, França. Interrompeu seus estudos em 1995 para assumir a pasta de secretário de Estado da Educação do Paraná. Também foi pesquisador visitante na Universidade de Tecnologia do Twente, Holanda, na Universidade McGill, Canadá, e na Universidade do Texas em Austin, EUA. 

Já foi secretário de Estado da Educação do Paraná (1995-1998), também secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (1999-2002), acumulando em 2002 a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo. Foi professor, vice-reitor de Pesquisa e Extensão e assessor da Reitoria da PUCPR. Nos últimos anos esteve na Itaipu Binacional, como diretor de Coordenação e assessor do diretor Geral (2017), por último, ocupou o cargo de Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (2017-2018). 

Gerson Koch

 

Gerson Koch - Diretor de Administração e Finanças

Graduado em Administração de Empresas, especialista em Organização e Planejamento, especialista em Gestão do Meio Urbano. Mestre em Ciências da Gestão e doutorando em Gestão de Projetos na Universidade de Ciência e Tecnologia de Lille, na França. 

Funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Estado do Paraná, foi diretor administrativo do Paraná Tecnologia (1999-2002), diretor geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-Seti (2002); coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná-UGF da Seti (2011-2012).  Também exerceu o cargo de diretor da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (nos períodos de 2007-2010 e 2013-2014).

Marcio Spinosa

 

Luiz Márcio Spinosa - Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação

Pesquisador visitante na Haas School of Business, Universidade da Califórnia em Berkeley e vice-coordenador dos sistemas e modelos nacionais de inovação da Triple Helix Association. Seu trabalho atual concentra-se em consultoria teórica e de campo sobre: i) inovação, empreendedorismo e representação do conhecimento, ii) políticas públicas, práticas de gestão e processos para moldar ecossistemas de inovação e empreendedorismo, e iii) os efeitos mútuos de cidades inteligentes e ecossistemas de inovação . Atuou em diversas organizações privadas e públicas e ocupou cargos de liderança, tais como: Professor Titular e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (BR) (1999-2018), Coordenador do Escritório de Inovação (2014-2017) da Universidade Brasileira Instituto de Qualidade e Produtividade. Diretor da Agência de Inovação (2009-2013), Diretor do Tecnoparque PUCPR (2009-2013), Diretor de Planejamento Estratégico e Integração (2006-2008), Diretor do Instituto de Tecnologia e Ciência (2006-2008), Coordenador da Rede de Consultoria Tecnológica PUCPR (2008-2009), Coordenador Geral de Áreas Estratégicas de C&T (2017-hoje), todos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

No período 1999-2003, foi Coordenador do Programa Paraná de Classe Mundial de TIC, Inovação e Empreendedorismo, na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. É dono de duas startups, KnowIn – Agentes de Conhecimento e Inovação – e Akrivós – C&T em Indústria Saudável. Algumas organizações que se beneficiaram das consultorias, projetos e cursos do Professor Spinosa incluem: PUCPR, UFSC, ITAIPU/PTI, NOKIA, SIEMENS, LEGO, SOFHAR, WHITE MARTINS S/A, SISGRAPH S/A, VOLVO CE, RACCO, AMVALI, Secretaria de C&T do Paraná, CITS, TECPAR, NTS-BRASIL, SOFTEX, IBQP, FIEP e ESPRIT-EU. Coordenou mais de 50 projetos de desenvolvimento tecnológico no Brasil e no exterior, com mais de cem artigos publicados. 

Pós-doutor em Inovação pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), doutor e mestre (DEA) em Informática e Produtrônica pela Universidade d´Aix-Marseille (FR), especialista em Inovação pela Universidade do Texas (EUA) e pela Universidade Simon Fraiser (CAN), mestre em Engenharia Mecânica e Bacharel em Ciências da Computação pela UFSC. Em 2018, obteve um Atestado de Especialização em Design de uma Estratégia de Especialização Inteligente, MOOC, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne. Seu trabalho foi reconhecido por meio de diversos prêmios e homenagens, incluindo honra acadêmica como o melhor aluno do bacharelado. 

 

 

Gerência

Nilceu Jacob Deitos - Gerência de CT&I

Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Ex-Diretor Científico da Fundação Araucária atua hoje como Gerente de CT&I. É professor titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

 

 

 
Diretorias Anteriores

2019 - 2026

6º Presidente: Ramiro Wahrhaftig
Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação: Luiz Marcio Spinosa
Diretor de Administração e Finanças: Gerson Koch

2011 - 2018

5º Presidente: Paulo Roberto Slud Brofman
Diretor(a) Científico(a): Jackeline Correa Veneza / Janesca Alban Roman / Nilceu Jacob Deitos
Diretor de Administração e Finanças: José Carlos Gehr

2010 - 2011 

4º Presidente: Zeferino Perin
Diretora Científica: Maria Helena Peligrinelli Fungaro
Diretor de Administração e Finanças: Carlos Alberto Piacenti

2007 - 2010 

3º Presidente: José Tarcísio Pires Trindade
Diretora Científica: Berenice Quinzani Jordão
Diretor de Administração e Finanças: Fernando Antonio P. Gimenez

2003 - 2007   

2º Presidente: Jorge Bounassar Filho
Diretor Científico: Osmar Muzilli
Diretor de Administração e Finanças: Fernando Antonio P. Gimenez

2000 - 2003 

1º Presidente: Gonçalo Signorelli de Farias 
Diretor Científico: Nilceu Riceti Xavier de Nazareno
Diretora de Administração e Finanças: Arlete Dias de Moraes

2000 (Diretoria Provisória)

Diretor Presidente: Luiz Antonio de Souza 
Diretor Técnico: Gonçalo Signorelli de Farias 
Diretora de Administração e Finanças: Arlete Dias de Moraes