Sustentabilidade é tema das atividades da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC 14/07/2020 - 09:03

A programação da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que começou neste domingo, 12 de julho, com uma conferência de Sergio Mascarenhas, um dos protagonistas do desenvolvimento científico no Brasil, conta com cientistas de renome, como o médico Dráuzio Varella, o cientista e professor da USP, Paulo Artaxo, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. A  programação científica da Mini RA terá todos os dias um painel às 12h e uma conferência às 18h. As atividades desta terça-feira, 14 de julho, trarão discussões sobre a ciência e a sustentabilidade.

Com discussões importantes sobre o momento social e político do País, como a pandemia do coronavírus e seus impactos na população e a crítica situação da CT&I no Brasil, as atividades da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC serão transmitidas pelo canal do YouTube da SBPC e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).

Amanhã, o painel que começa às 12h tem como o tema "Ciência, educação e desenvolvimento sustentável para o século XXI" e contará com a participação de Mercedes Maria da Cunha Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB), Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e consultor, Rachel Biderman Furriela, diretora do World Resources Institute no Brasil (WRI Brasil), e Ima Célia Guimarães Vieira, do Museu Paraense Emilio Goeldi.

Já a conferência das 18h será feita pelo físico Paulo Artaxo, considerado um dos pesquisadores brasileiros mais influentes no mundo, que falará sobre "As mudanças climáticas e o planeta".

A “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que vai até o dia 24 de julho, contará com uma série de atividades virtuais, como conferências e painéis, além dos WEBMinicursos. O evento é uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na UFRN, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. A SBPC vai realizar o evento virtual para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro.

Destaques da programação

Ainda nesta segunda-feira (13/7), às 18 horas, a pandemia, a saúde dos brasileiros e o SUS será o tema da conferência do médico Dráuzio Varella, apresentada pela biomédica Helena  Nader.

E na quarta-feira,15 de julho, sempre às 18h, o conferencista será o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, com uma apresentação sobre “A educação nos novos tempos”.

Quinta-feira (16/7), especialistas debatem os problemas com o financiamento da ciência no Brasil hoje, com foco nos cortes orçamentários, o contingenciamento do FNDCT e a luta das representações institucionais da ciência e tecnologia junto ao parlamento. Às 18h, o cientista e deputado português, Alexandre Quintanilha, fala sobre ciência e parlamento, com partipação de parlamentares brasileiros.

Na sexta-feira, os panelistas e conferencistas convidados encerram a semana de programação científica debatendo os rumos da pandemia e o Brasil pós-covid-19. O painel das 12h será coordenado pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Como participar

O acesso à programação geral é livre e gratuito, não necessitando de inscrição. As atividades estarão disponíveis no site da SBPC e nas redes sociais (Facebook e Youtube). A programação completa das conferências e painéis que serão realizadas de 13 a 17 de julho está disponível neste link.

As atividades serão transmitidas no canal da SBPC no YouTube (SBPCnet).

Mais informações no site do evento: ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual/

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da SBPC.