Professores, pesquisadores e autoridades discutem estratégias para o desenvolvimento da Metrópole Trinacional 27/08/2020 - 09:45

O Seminário do Napi Trinacional, realizado nestas terça e quarta-feira (25 e 26) reuniu pesquisadores, professores e autoridades do Brasil, Paraguai e Argentina para a elaboração de estratégias para contribuir para o desenvolvimento sustentável, integrado e inovador da Metrópole Trinacional.

Ações coletivas e a educação estiveram entre os principais temas. “Esta região pode ser um grande hub de infraestrutura, precisamos avançar no desenho desta metrópole trinacional. Vamos desenvolver chamadas e projetos conjuntos para a região. Outro ponto importante é pensarmos em um modelo para a criação de unidades educacionais trinacionais. Que o aluno possa ser certificado nos três países”, destacou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Ao apresentar a estratégia do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Trinacional, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Luiz Márcio Spinosa, enfatizou a importância da integração entre os países. “Os NAPIs são uma nova forma de organizarmos as chamadas públicas e modelo de fomento. Uma importante mobilização e integração de atores, principalmente, ligados à ciência e tecnologia, para que aconteça o desenvolvimento da região.”

“Vemos nos ecossistemas de inovação uma forma para desenvolver ciência e tecnologia atrelada às demandas regionais. Queremos que, cada vez mais, este sistema de C,T&I seja visto como bem comum da sociedade. Que passe a ser visto como provedor de soluções para o desenvolvimento do Estado e do País ”, explicou Spinosa.

A plataforma IAraucária, um banco de dados com perfil de pesquisadores e grupos de pesquisa, também foi apresentada. Será trabalhada uma forma de incluir pesquisadores do Paraguai e Argentina, que estejam nos grupos de pesquisa, na plataforma futuramente.

Esta é mais uma ação da Fundação Araucária por meio da coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) de Desenvolvimento Sustentável da Região Trinacional 2020-2040. Durante o seminário foi discutido o papel da C,T&I como fator de desenvolvimento, ao buscar soluções práticas para as questões-chave de um território. Cada país vizinho apresentou informações acerca de aspectos econômicos, sociais e ambientais relevantes para o processo de reflexão acerca de uma Metrópole Trinacional Sustentável em prospectiva.

Cláudia Enrech, representante da IMT Mines AlèsÉcole Mines Télécom, propôs uma reflexão para o momento pós-pandemia. “É preciso dar continuidade às atividades do NAPI. É preciso pensar que passaremos por outras crises como esta e devemos desenvolver nossa resiliência e aumentar nossa capacidade de autossuficiência, além de propor alternativas. O uso de ferramentas digitais durante a crise nos permite imaginar novos tipos de relações internacionais, mantendo um mínimo de situações de copresença”, afirmou.

A articuladora da rede NAPI Trinacional, Adriana Brandt, explicou que um dos objetivos do evento, que contou também com uma oficina para os participantes do NAPI, é fortalecer a rede composta por pesquisadores, sociedade, poder público e iniciativa privada, além de apresentar informações sobre a economia, sociedade e ambiente da região.

“Este seminário tem a perspectiva de produzir reflexões a partir da base da sociedade civil, dos governos e das universidades, a cerca da possibilidade do desenvolvimento sustentável desta região. Tivemos uma participação muito grande de liderança dos três países que têm importante papel na condução de ações para o desenvolvimento regional”, disse o professor Samuel Klauck, coordenador do NAPI Trinacional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Unioeste Sociedade, Cultura e Fronteiras.