Pesquisadores do Paraná e Québec discutem soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável 10/04/2024 - 17:10

O Research Summit em Desenvolvimento Sustentável em Agroalimentar e Silvicultura reúne, até sexta-feira (12) na Federação das Indústrias do Paraná em Curitiba, cerca de 50 pesquisadores e profissionais da área, do Paraná e de Québec (Canadá), para discutir soluções inovadoras visando a sustentabilidade nesses setores.

O principal objetivo do encontro, organizado pela Fundação Araucária em parceria com o Escritório de Québec em São Paulo, é fomentar o diálogo e a colaboração interdisciplinar buscando desenvolver soluções inovadoras para os desafios de sustentabilidade enfrentados na indústria.

Com vários acordos de cooperação em diversas áreas, um deles assinado em maio de 2023 entre a Fundação Araucária e o Fundo de Pesquisa do Québec-Natureza e Tecnologias, o evento também é uma oportunidade de estreitar relações para o desenvolvimento de projetos conjuntos nestes temas que são estratégicos para o Estado.

“Toda esta parceria com o Québec está muito focada na bioeconomia. Com a estrutura econômica e de pesquisas do estado, nós somos muito fortes na bioeconomia. O Québec já tem uma presença no Brasil e no Paraná já há algumas décadas e nós queremos fortalecer ainda mais”, destacou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

“Esta demonstração do Fundo de Pesquisa de Québec, que atua como a Fundação Araucária em Québec, nesta parceria conosco trazendo vinte pesquisadores de altíssimo nível para conversar com pesquisadores de alto nível paranaenses para construírem projetos conjuntos é excepcional”, ressaltou Wahrhaftig.

A cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Caroline Charette, enfatizou a importância da reunião para avançar em melhorias para os dois países. “Temos muito interesse em fortalecer nossas relações com o Paraná e estas áreas também são prioritárias para o Canadá e Québec”, afirmou.

Nesta quarta-feira (10), os canadenses conheceram um pouco do Sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná e as principais ações desenvolvidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária. Também tiveram início as sessões de trabalho em grupos divididos por temas.

O professor Tiago Gumiere, da Universidade Laval em Québec, que já trabalhou com bolsistas paranaenses apoiados por programas de mobilidade acadêmica da Fundação Araucária, elogiou a iniciativa e enfatizou a importância de compartilhar novas tecnologias. “Em Québec nós também temos este interesse em desenvolver tecnologias mais sustentáveis, com menor impacto e quando veio a oportunidade de vir nesta delegação para o Brasil eu fiquei muito contente pois é um momento de partilhar conhecimento para ajudar a todos”, comentou.

O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e articulador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Emergência Climática, Francisco de Assis Mendonça, enfatizou a reunião como estratégica para o desenvolvimento tanto da ciência como da economia de ambas as regiões. “É uma parceria internacional de muita qualidade. São países que têm semelhanças muito interessantes quando se olha, por exemplo, a extensão de florestas e também o setor agroindustrial muito importante. O Paraná e Québec têm estas semelhanças geográficas em que os potenciais da natureza e utilização dela para a agricultura ou a riqueza das florestas são fundamentais”, observou o pesquisador.

Na quinta e sexta-feira os pesquisadores vão discutir e identificar experiências com interesses comuns para possíveis colaborações.

Para o diretor do Escritório de Québec em São Paulo, Jason Naud, o encontro facilita a conexão em outras áreas, além da pesquisa e inovação. “Este é um momento importante de estreitarmos as relações entre os centros de pesquisas para o desenvolvimento do Paraná e de Québec. Este tipo de evento para o Governo de Québec é primordial porque é a melhor maneira de termos estas conexões e definirmos onde podemos trabalhar juntos e melhorar nossas pesquisas para a aplicação de tecnologias”, afirmou.

Ao apresentar o  Fundo de Pesquisa do Québec-Natureza e Tecnologias, a diretora científica da instituição Janice Bailey explicou que a missão do Fundo de Pesquisa é a de promover e fornecer apoio financeiro à pesquisa nas áreas de ciências naturais, ciências matemáticas e engenharia; também promover e apoiar financeiramente a formação de pesquisadores por meio de bolsas de pesquisa e estabelecer as parcerias necessárias, em particular com universidades, faculdades e indústria, os departamentos governamentais e órgãos públicos e privados com iniciativas voltadas a estes temas.

“Estamos muito felizes de estar aqui com esta delegação de pesquisadores do Québec e sabemos que esta é uma ótima oportunidade para fazermos um nível muito profundo de networking e avançarmos em nossas parcerias”, disse.