Pesquisadores apresentam avanços de seus projetos em seminário da Rede Paranaense de Agropesquisa  17/11/2020 - 09:04

Teve início nesta segunda-feira (16) o 7º Seminário da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada. Estão sendo apresentadas as principais ações dos projetos, metodologias utilizadas, avaliações de desempenho, utilização dos recursos disponibilizados, resultados parciais e publicação científica.


O Programa da Rede é desenvolvido pela Fundação Araucária, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). 


Ao apresentar o andamento das ações viabilizadas pela Chamada Pública 17/2019, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Márcio Spinosa, ressaltou a importância do trabalho realizado, exemplo para outras atividades desenvolvidas em rede dentro do Estado


Destacou os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) como um novo modelo de fomento. “Os NAPIs sustentam uma visão sistêmica levando a maior integração das Chamadas Públicas e dos Processos de Inexigibilidade, com isto, a Araucária pretende ter maior assertividade dos investimentos. Também permite a reorganização de processos internos e externos, o relacionamento com parceiros e a captação de recursos”, explicou. 


O secretário executivo da Rede, Werner Hermann Meyer Junior, falou da importância dos relatórios dos projetos para melhor acompanhamento e definições de ações futuras, como a análise sobre a prorrogação de prazos em razão dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19. 


“Esta é a maior atividade em rede de pesquisa em manejo e conservação de solo desenvolvida hoje no Brasil. Há uma expectativa muito grande sobre o resultado destes projetos. Infelizmente a pandemia e a falta de chuva prejudicaram bastante o andamento dos projetos”, comentou. 

A Rede de Agropesquisa é uma das ações desenvolvidas dentro do NAPI Agro. Este NAPI visa dar continuidade às pesquisas em torno do Agronegócio e a Agricultura, setores de alta relevância socioeconômica do Estado.  O Seminário da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada continua nesta terça-feira (17) e reúne a coordenação de todos os projetos integrantes da Rede.