PTI seleciona 13 empresas para desenvolver produtos inovadores 15/12/2020 - 21:52

Ao todo, 30 projetos foram apresentados nesta terça-feira, dia 15, no Demoday 2020, que foi transmitido online. As empresas tiveram cinco minutos para apresentar a solução de um problema relacionado ao mercado, o modelo do negócio, o currículo e as atribuições da equipe envolvida. Após a apresentação, a banca avaliadora, composta por cinco pessoas de diversas formações e especialidades teve 10 minutos para fazer perguntas.

Segundo o Diretor Superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, General Eduardo Garrido, o Demoday 2020 visa estimular a geração de empregos na região. “É muito importante ressaltar que esta iniciativa está dentro do Programa Acelera Foz, com objetivo de diversificar a economia da região, aumentar as oportunidades de emprego. Essa é mais uma das entregas que fazemos neste projeto”, explicou.

General Eduardo Garrido ainda reforçou o compromisso do PTI em apoiar projetos inovadores. “Queremos reforçar a inovação aberta, o Paraná tem 18 Parques Tecnológicos, sempre com a visão de compartilhar o conhecimento, facilitar o trabalho dos empreendedores e isso vai fortalecer a economia e a geração de empregos em nosso Estado”, disse.

O evento contou ainda com uma palestra sobre o tema “Liderança e Motivação”, ministrada pelo Coronel Ricardo Pereira de Araujo Bezerra, Chefe de Gabinete do Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional.

Na ocasião, o coronel enfatizou a necessidade de valorizar o ser humano. “Os líderes não lideram processos ou tecnologias, mas seres humanos. As pessoas são responsáveis pelas transformações e inovações”, enfatizou.

O que é o Demoday

Demoday, ou dia de demonstração, é um evento onde empreendedores (startups) têm a oportunidade de apresentar seu negócio para investidores de diferentes modalidades de investimento, como venture capital, private equity, capital semente, entre outros, com o objetivo de conseguirem aportes financeiros e orientação técnica para os seus negócios crescerem.

Inovação Corporativa

O Demoday 2020 faz parte do Programa de Inovação Corporativa que foi desenvolvido em parceria pelo PTI e Fundação Araucária, tendo o objetivo de desenvolver novas empresas em duas linhas: a) pré-incubação; b) aceleração.

O Programa iniciou com edital para cadastro de problemáticas enfrentadas por empresas paranaenses de médio e grande porte, relacionadas às temáticas de turismo e cidades, segurança de infraestruturas críticas, agronegócios e energia. Em função dos adventos causados pela pandemia do novo coronavírus, uma nova temática foi inserida no edital: “Medidas de combate aos efeitos econômicos da COVID-19”.

Em agosto foi realizado o demoday com 15 empresas, da linha 2 (Aceleração), relacionada em 3 áreas: Turismo; Saúde e Educação; Retail Tech e Indústria. Ao todo, foram 7 empresas classificadas, sendo que 4 tiveram o plano de ação aprovados para serem acelerados no PTI e receberam aporte financeiro para implementação da solução proposta. As empresas aceleradas, que iniciaram no PTI, em outubro de 2020, são: AIS, B2B Hotel, Quality Educação Médica e Evah.IO.

Treze empresas foram selecionadas para entrar na Incubadora Santos Dumont, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), onde terão todo o suporte necessário para colocar em prática seus negócios. As selecionadas foram:

1 Agente Autorizado

2 Central de Gerenciamento de Monitoramento para Piscicultura

3 DINO

4 Farol 4.0

5 FastGet

6 Feirinha

7 GPS Agrícola

8 Map Forest

9 OTIMIX

10 Pato Inovação

11 STAC Robot

12 Supermart

13 Um bom App

 

Foi ainda divulgada, pela comissão avaliadora, uma lista de espera com cinco empresas:

14 Betta System

15 Bittur Micro Market

16 Ferpalglass

17 Microturbinas Urbanas

18 Smap

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do PTI.