Oportunidades para exportações brasileiras nos EUA são apresentadas em evento do PEIEX 21/09/2020 - 19:06

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Fundação Araucária (PR), realizou nesta quinta-feira (17), dentro do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) – Curitiba, um evento online voltado para empresários que queiram exportar ou aumentar suas vendas para os Estados Unidos.


O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, ressaltou a importância da parceria com a Apex- Brasil há cerca de 10 anos ampliando a qualificação das empresas paranaenses para a exportação. “Já estamos atuando em 37 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná. Das 300 empresas que tínhamos como meta até setembro de 2021 já alcançamos 170, o que demonstra o sucesso do programa em nosso Estado. É um importante trabalho de apoio às nossas empresas que reflete em geração de emprego e renda”, disse. 


A coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil, Rita Albuquerque, enfatizou a vocação do Paraná em inovação em serviços. Afirmou ainda que o mercado internacional é o caminho para diversificar o espaço de expansão para as empresas. 


Durante a apresentação do Mapa de Oportunidades para as Exportações Brasileiras nos Estados Unidos, Rodrigo Wutke da Coordenação de Inteligência de Mercado da Apex, demonstrou a funcionalidade do recurso disponível no site da agência para os empresários. “O mapa tem o objetivo de demonstrar como as empresas brasileiras podem exportar o seu produto mundo a fora, já que não é uma situação muito fácil escolher os mercados alvos.” 


No painel “Tendências de negócios entre Brasil e EUA”, Fernando Spohr do Escritório Miami/EUA da ApexBrasil, falou da relação comercial e características e perspectivas do mercado dos EUA neste momento, principalmente em relação ao Brasil. Também sobre os serviços que o escritório oferece para as empresas. “No setor de agronegócios, por exemplo, os EUA estão na terceira posição das exportações brasileiras. Sendo 53% das exportações são apoiadas pela Apex. No setor de alimentos e bebidas transformadas, os EUA são o quarto destino de exportação brasileira. 58% destas com participação da Apex”, comentou.


O contato para informações sobre os serviços disponíveis no escritório da Apex em Miami é o e-mail escritorio.eua@apexbrasil.com.br. 


Sobre o PEIEX 
 O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) tem como objetivo preparar as empresas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de profissionais especialistas em comércio exterior. O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que conta com parceiros em todo o Brasil. Em Curitiba, tem parceria com a Fundação Araucária.


SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 


A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SERVIÇO
Núcleo Operacional do PEIEX Curitiba / PR
Local: Av Comendador Franco, 1341. FIEP - Campus Indústria.
Horário de funcionamento: 8h às 12h - 14h às 18h. 
Contatos: 3218-9273