Missão Internacional é encerrada com a assinatura do acordo de parceria entre a Araucária e a QuébecInnove 19/11/2020 - 18:01

No terceiro dia da Missão Internacional Paraná-Québec Healthtech Webinar, os participantes puderam conhecer um pouco sobre o trabalho realizado por cinco startups paranaenses: Hi Technologies, Consonare, Adam Robô, Preveni e Akrivós, e também cinco startups canadenses: Ivano Bioscience, Breath of Life, iMD research, PuzzleMed e Caristix.

Em seguida, o superintendente geral da inovação Henrique Domakoski falou sobre a Rede de inovação no Paraná. “Foi um prazer apresentar para um grupo tão seleto o ecossistema de inovação paranaense e como o Governo tem atuado em relação à inovação como meio para estimular o desenvolvimento econômico, principalmente com ações na área de inovação dentro do Plano de retomada econômica do Estado pós - pandemia do COVID-19”, ressaltou Henrique.

O diretor de parcerias internacionais em Inovação no Canadá, Patrick Hyndman, comentou sobre a importância da parceria firmada entre a Fundação Araucária e QuébecInnove. “Estamos muito felizes que QuébecInnove e a Fundação Araucária estejam firmando um acordo. São os parceiros ideais para gerar iniciativas promissoras entre o Quebec e o Paraná, com o qual o Quebec já mantém laços estreitos. QuébecInnove desempenha um papel fundamental no ecossistema de inovação ao unir os círculos privados, acadêmicos e governamentais. Por sua vez, a Fundação Araucária é um importante ator paranaense de fomento à pesquisa. Mais do que nunca, a inovação é essencial para enfrentar os principais desafios do século 21; também está no cerne da recuperação econômica de nossas sociedades. Estamos confiantes de que este acordo nos ajudará a enfrentar esses desafios”.

Assuntos como a catalisação da inovação, promovendo P&D colaborativo entre os setores público e privado e a construção de um ecossistema nacional de inovação em saúde foram abordados pela diretora no CQDM - Nadia Dubé e Alexandre Le Bouthillier da IMAGE e Sylvie Lau da MEDTEQ, respectivamente. A programação da tarde contou com apresentações de projetos como o Healthyou, Cidade dos Lagos, Portunus e da Salus.

No final da manhã, o acordo de parceria entre a Fundação Araucária e QuébecInnove foi assinado pelo presidente da Araucária – Ramiro Wahrhaftig – e pela presidente da QuébecInnove - Isabelle Foisy. Esse acordo tem como objetivo o desenvolvimento de um trabalho que possibilite o fortalecimento das interações entre as partes nos setores de pesquisa e indústria do Paraná e Quebec. A solenidade contou com a participação do embaixador do Brasil no Canadá - Pedro Henrique Lopes Borio,  da cônsul geral do Canadá em São Paulo - Heather Cameron, do diretor do escritório de Quebec em São Paulo -  Jason Naud e do  superintendente geral da inovação Henrique Domakoski.