Governo do Paraná investe mais seis milhões e meio de reais na prevenção e no enfrentamento do coronavírus 24/07/2020 - 19:48

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, da Secretaria da Saúde (SESA) e da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) lançou nesta sexta-feira (24), a quarta demanda complementar de bolsistas referente à chamada pública 09/2020 – Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à pandemia do novo coronavírus.É o primeiro aditivo do edital, e o recurso disponibilizado será de R$6.500.000,00 investidos pela Secretaria Estadual da Saúde  (SESA).

“ Esse edital conta com o recurso total de R$14.500.000, com a complementação de R$6.500.000,00 publicada hoje. Estamos sempre atentos a todas as formas de apoio possíveis para auxiliar o Paraná e os paranaenses a superar estes tempos muito difíceis de coronavírus", ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

As Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) são convidadas a apresentar propostas de suplementação aos projetos originalmente contratados na chamada pública 09/2020. Os principais objetivos desta demanda são os de ampliar o número de quotas institucionais de bolsas de extensão às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Estado do Paraná e à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e viabilizar a prorrogação, por quatro meses adicionais, das bolsas já vigentes nas áreas prioritárias eleitas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

“Resolvemos conceder quotas institucionais adicionais de bolsas de extensão  com o objetivo de ampliar o escopo de atuação das equipes na prevenção e enfrentamento do coronavírus, pois só desta forma conseguiremos combater e controlar essa doença”, disse o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

As áreas de ação dos bolsistas são as seguintes: atendimento em telemedicina, atenção às divisas rodoviárias do Estado do Paraná e ao CEASA Curitiba e atuação junto às Regionais de Saúde, no Laboratório Central do Estado (LACEN), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e no Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN).

A participação nos projetos institucionais de extensão vinculados a esta Chamada Pública é destinada prioritariamente a profissionais e alunos de cursos da área de Saúde de instituições públicas e privadas do Estado. Os valores das bolsas disponíveis são de R$750,00, R$800,00, R$1.00.000, R$1.500,00, R$2.000,00, R$3.000,00 e R$4.000,00.

Serão financiadas quotas de bolsas de extensão com duração adicional de quatro meses para aqueles bolsistas que já se encontram com termos vigentes e cotas de quatro meses para novos bolsistas, devendo, de todo modo, ser  observado o prazo máximo de vigência de oito meses, podendo, ainda, em caráter excepcional, a cota de bolsa ser prorrogada para doze meses.

"Nosso Governo e nossa Secretaria fazem parcerias internas e externas para atuar em prol da população no enfrentamento da Covid-19. Esse grande esforço feito entre a Fundação Araucária, Sesa e Seti,  propicia que futuros profissionais atuem por mais tempo conosco, seja na linha de frente, no apoio nas farmácias, no Lacen, na Ouvidoria, na Unidades de Saúde,  no Depen, entre outros locais que necessitem desse auxílio.Estamos passando uma fase difícil com a doença, mas há situações em que podemos fazer de uma tristeza uma alegria. Nesse momento, os profissionais da saúde  atuando no apoio ao Governo é maravilhoso , é o exercício de cidadania e respeito ao próximo, eu só tenho a agradecer", informou o secretário da saúde,  Beto Preto.

A submissão eletrônica das propostas de suplementação deve ser  feita pelo e-protocolo, enviando para  o Setor de Convênios da Fundação Araucária até dia 28/07. A divulgação das propostas aprovadas será feita a partir do dia 29/07 e a contratação dos termos aditivos aos convênios será realizada a partir do dia 29/07.

"Esta prorrogação da Chamada Pública 09 assegura a continuidade dos trabalhos importantes que vêm sendo desenvolvidos em todo o Paraná, em apoio à estratégia da Secretaria da Saúde para o combate ao coronavírus. É uma ação fundamental para que o Estado possa continuar enfrentando essa realidade com profissionalismo, seriedade e com proteção à qualidade e o bem-estar da população", comentou o superintendente da ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona.

Informações a respeito das inscrições poderão ser obtidas pelos candidatos pelo e-mail imprensa@seti.pr.gov.br, bem como pelos telefones (41) 3281-7339, (41) 3281-7338 e (41) 3281-7336.

Mais informações sobre o edital, acesse: www.fappr.pr.gov.br – Programas – Programas  Abertos – CP 09/2020 – 4ª demanda complementar de bolsistas