Fundação Araucária lança novo Núcleo do Peiex 05/04/2013 - 09:00

A Fundação Araucária em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), realizou nesta quinta-feira (04), o evento “Peiex 2013 e Inovação no Paraná”. Na oportunidade foi lançado oficialmente o novo Núcleo do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que será implantando em Cascavel. O Núcleo Peiex de Cascavel irá atender a região oeste e sudoeste do Paraná e contará com quatro técnicos para desenvolver o Programa. O Núcleo terá o foco inicialmente voltado para o Agronégocio, que é a linha crescente de mercado da região.

 

Durante o evento foi apresentado as estratégias de trabalho aos núcleos operacionais do Peiex de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, para o ano de 2013; e distribuídos os certificados aos empresários que participaram do Peiex em 2012. Também foi apresentado um “caso de sucesso” de um empresário de Maringá, do segmento de vestuário, que após ser atendido pelo Programa Peiex, conseguiu colocar seus produtos em 13 estados brasileiros por meio de uma equipe de 24 representantes comerciais.

 

Além disso, a empresa começou a exportar em 2012, fazendo sua primeira exportação para o Paraguai, após ter participado de uma rodada de negociações promovida pelo Peiex Paraná. Recentemente, a empresa inovou mais uma vez, e passou a utilizar a internet como mais um canal de vendas, através de sua Loja Virtual.

 

O dono da empresa, Sr. Adilson de Assis, relata que teve conhecimento sobre o Peiex em uma reunião no Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), em que ocupa o cargo de diretor. Na ocasião, alguns empresários que recebiam o atendimento do Peiex, apresentaram ao diretor do Sindivest um dos técnicos extenionistas, que solicitou uma reunião na Mondress para apresentação da metodologia de trabalho.

 

Aceitei receber a visita, mas confesso que não acreditava que obteria bons resultados com a participação no Peiex, pensei que seria apenas mais um projeto de governo. Envolvi toda a minha equipe de trabalho no processo, e após 3 anos, considero que tivemos muitos avanços. O ato de planejar nossas ações, administrar o negócio com base em dados e projetar o futuro da Empresa, foram alguns ganhos que tivemos através do atendimento técnico. Inovamos nos produtos e melhoramos os processos internos para fidelizar os clientes. Neste quarto ano de atendimento, projetamos ampliar o mercado através das exportações diretas para outros países, relata o empresário.

 

 

Para finalizar o evento o presidente da Fundação Araucária, Dr. Paulo Brofman ministrou a palestra “Lei de Inovação e a Inovação no Estado do Paraná”, em que falou sobre a mais recente lei de inovação do país e os benefícios da sua aplicação no Estado.

 

Foi uma honra muito grande ser convidado para falar aos empresários do Norte do Paraná participantes do Peiex. A Lei Estadual de Inovação tem por objetivo estimular e qualificar a inovação paranaense, pois é por meio desta que consegue-se agregar a academia, a empresa e o governo no desenvolvimento de produtos com valor agregado, sustentáculo do crescimento socio-economico de uma nação. Outro aspecto que foi abordado é a relação econômica entre Governo do Estado e Governo Federal, com importante disproporção quando se comprado a outros estados da federação.

 

Sobre o Peiex

O objetivo do projeto Peiex é tornar as empresas mais competitivas e promover a cultura exportadora; as empresas que demonstram o interesse em participar do projeto, recebem os membros da equipe, que realizam um diagnóstico para implantar as melhorias indicadas após o trabalho de análise, com a finalidade de aumentar a competitividade e prepará-las para a conquista de novos mercados, além de fortalecê-las no mercado interno.

 

No Paraná o Peiex funciona em parceria com a Fundação Araucária e são beneficiados pelo programa os setores de madeira e móveis, confecções e moda, metal mecânico e alimentos. Outra área que merece destaque e está em ampla expansão no Estado, é o setor de tecnologia da informação. A Apex Brasil recentemente criou duas novas unidades: unidade de inovação e design e a unidade de sustentabilidade.

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS