FA e Observatório da Fiep-PR concluem primeiro ciclo das Rotas Estratégicas de CT&I com as regiões Norte, Litoral e RMC 25/06/2021 - 13:36

Com a participação diária de cerca de 150 pessoas, foi concluído nesta quinta-feira (24) o primeiro ciclo do evento de construção de Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia e Inovação 2040. Após quatro dias de evento que reuniu integrantes da academia, setor produtivo, Governo do Estado e da sociedade civil organizada, foram desenvolvidas atividades conjuntas para o avanço das ações transformadoras nas Regiões Oeste, Norte Central, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), sendo conduzida metodologicamente pelo Observatório Sistema Fiep.

Durante o evento, o secretário chefe da Casa Civil Guto Silva enfatizou que a grande questão dos ecossistemas é a centralidade no ser humano e que projeto deve fortalecer o diálogo entre todos os integrantes da hélice quádrupla, identificando também onde as ações de governo podem ser potencializadas.

“O Paraná tem ativos maravilhosos e que precisam estar mais conectados. Este projeto de criar rotas estratégicas vem para resolver esta questão, de consolidar o que o estado já tem. Conseguiremos, a partir deste trabalho, dar mais visibilidade aos nossos ativos possibilitando uma maior interação entre eles e promover um maior diálogo entre todos”, disse o secretário.

A construção das rotas estratégicas é um pedido do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e  segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, vai direcionar o trabalho para que toda a estrutura de instituições de CT&I seja melhor utilizada. “Temos um sistema robusto e eficiente de instituições que podem contribuir ainda mais em prol da criação de riqueza e geração de renda de alto valor agregado para todos os paranaenses”, comentou.

Sintonia entre ativos - Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, o trabalho vai possibilitar ações mais assertivas. “Quero destacar a relevância destas discussões em um contexto de planejamento de ações de organização de ativos tecnológicos, de estabelecimento de sintonia entre os ativos e as necessidades tecnológicas. A participação ativa da sociedade representada por todos os segmentos que compõem os diferentes ecossistemas de inovação pode nos levar de fato a uma ação mais assertiva.”

O presidente do sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, reforçou que o sucesso do projeto está diretamente ligado à participação e envolvimento de ativos de todas as regiões do estado.

“Estamos começando uma transformação do Paraná por meio da CT&I mas, lembro que 2040 é um horizonte simbólico pois o início é agora. Já tivemos ações similares a esta no passado mas que nunca prosperaram com a devida importância. Esta iniciativa é inovadora, um plano deste para o Paraná, com este foco e dinâmico é  um importante legado que será deixado”, afirmou.

Desenvolvimento sustentável - Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, o projeto coloca a ciência e a tecnologia no atendimento às demandas de desenvolvimento sustentável.

“É um material precioso que entendemos que pode contribuir para o Paraná se tornar um estaco cada vez mais moderno e inovador. Um trabalho conjunto para realizar um planejamento que mostre como podemos aproximar, cada vez mais, o sistema de CT&I do estado do setor econômico e assim gerar riqueza e qualidade de vida para a nossa população.”

Com o intuito de traçar caminhos para transformação estrutural do Estado do Paraná, as Rotas Estratégicas CT&I 2040 vêm sendo construídas por meio de dois pilares: inteligência coletiva, contando com a participação de diversos stakeholders paranaenses; e especialização inteligente, procurando gerar novas especialidades regionais por meio da descoberta de domínios de oportunidade.

“Fechamos nesta semana o primeiro bloco de quatro ecossistemas, na sequência trabalharemos mais cinco. As etapas em curso neste momento são fundamentais para garantir a participação dos stakeholders locais de forma a termos a inteligência coletiva necessária na construção deste planejamento de longo prazo que se propõe a colocar a CT&I como alavancas para o desenvolvimento e prosperidade da economia do nosso estado”, explicou a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep Marília de Souza.

Ao falar da importância do evento, o vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, destacou a integração das ações. “O trabalho da prefeitura de Curitiba está totalmente alinhado com as ações do Governo do Estado. O objetivo principal é o de integrar e buscar parceiros, pois Curitiba é um grande mercado consumidor e podemos ajudar os outros municípios no que necessitam, sem que essas cidades precisem  ir a outros estados para conseguirem atender ou suprir suas demandas. Isso tudo gera mais lucro para as regiões e fortalece todas as áreas. A integração da comunidade é um dos preceitos das Cidades Inteligentes", salientou.

Contribuições -  Todos os painéis das Rotas Estratégicas de CT&I 2040 podem ser conferidos novamente no canal da Fundação Araucária no Youtube. Até o dia 16 de julho é possível contribuir com esta construção coletiva pelo link  .