FA completa 15 anos de investimento em ciência, tecnologia e inovação 27/11/2015 - 17:40

A Fundação Araucária (FA) realizou nesta sexta-feira (27), no Campus da Indústria, a solenidade de comemoração dos 15 anos da instituição. A FA tem como finalidade básica amparar a pesquisa e a formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do Estado do Paraná. 

“Nessa data extremamente significativa tenho a satisfação de atuar como presidente da Fundação Araucária, uma instituição que há 15 anos investe no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Paraná. Graças a esse investimento, atualmente o Estado é referência tanto nacionalmente quanto internacionalmente no Brasil”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman. 

Fundada em janeiro de 2000, A FAP do Paraná possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Entretanto, como opera recursos públicos, é tratada pelos órgãos de controle com as mesmas exigências aplicadas aos órgãos governamentais. 

“Tenho muito orgulho do trabalho da Fundação Araucária, podemos afirmar que a instituição vem cumprindo seu papel com muita competência. Sou pesquisador, professor e fui reitor, então sei da importância que uma Fundação de Amparo à Pesquisa possui. Parabenizo a todos que fizeram e fazem parte da Fundação Araucária ao longo desses 15 anos”, ressaltou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. 

Além do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior João Carlos Gomes e de coordenadores de departamentos da Secretaria, de parceiros e dos quatro ex-presidentes que atuaram na instituição entre os anos 2000 a 2010: Gonçalo Signorelli de Farias; Jorge Bounassar Filho; José Tarcísio Pires Trindade e Zeferino Perin, o evento contou ainda com a participação de todos funcionários, bolsistas, estagiários e integrantes do conselho superior e fiscal da FA . 

“A Fundação Araucária chega hoje aos 15 anos com uma série de avanços, que a coloca entre as cinco melhores Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil. Fico muito feliz em ter feito parte desta história”, disse o primeiro presidente da Fundação Araucária (2000-2003), Gonçalo Signorelli de Farias. No local, foi realizada a inauguração simbólica da galeria dos ex-presidentes da FA, os quais também foram homenageados com uma placa em reconhecimento ao trabalho desempenhado na instituição.

GALERIA DE IMAGENS