Equipes das FAPs recebem orientações para execução dos Programas Centelha II e PDPG/CAPES, em reunião ordinária do Confap 28/09/2020 - 15:30

Presidentes e representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), se reuniram na manhã desta sexta-feira (25/09), por videoconferência, na terceira reunião ordinária do ano, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Além das equipes das FAPs, a reunião contou com as participações de convidados da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O presidente do Confap e da Fapeal (Alagoas), prof. Fábio Guedes Gomes, conduziu a reunião ordinária do Conselho, e apresentou aos membros as últimas ações de destaque realizadas, como a assinatura neste mês de setembro do Memorando de Entendimento (ME) entre o Conselho e o Instituto Serrapilheira, para cooperação e intercâmbio de informações com o objetivo de potencializar as ações de PD&I realizadas e apoiadas pelas entidades no País.


Cooperação Internacional – Confap
As Assessoras Internacionais do Confap, Flávia Cerqueira e Elisa Natola, apresentaram o andamento das ações que o Conselho está executando com diversos parceiros internacionais. 


Flávia Cerqueira, apresentou os status da Chamada Confap-CNPq-UK Academies; do programa Famelab 2020 (parceira com o British Council); do Programa de Auxílio Para Doutorandos com Bolsa Nacional (parceira com a DAAD); e da pesquisa “G-Finder 2020” (em parceria com a Policy Cures Research).


Elisa Natola, apresentou os status da Chamada BiodivClim 2019/2020 (em parceria com a BiodivERsA e a União Europeia); da Chamada Poluentes Aquáticos 2019/2020 (em parceria com o JPI Water, JPI Oceans, JPI AMR e a União Europeia); da Chamada Confap/MAECI 2019 (em parceria com o Governo da Itália); e da Chamada Confap – CNPq – ERC – 2020. 


Natola, também apresentou as Chamadas European Green Deal, com investimento total de € 1 bilhão de euros para pesquisas e inovações que ofereçam soluções à crise climática e ajudem a proteger o ecossistema e a biodiversidade; a recente assinatura de cooperação com a Wallonie-Bruxelles International (WBI) da Bélgica; e por fim, apresentou o projeto do Podcast ENRICH Innovation Station, uma iniciativa do ENRICH in Brazil, e Confap, com o objetivo de destacar as prioridades e os desafios mútuos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre a União Europeia e o Brasil.


Programa – Centelha II
O Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, Vitor Kappel, esclareceu todas as dúvidas técnicas das FAPs para execução da segunda edição do Programa Centelha, que foi lançado recentemente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e suas vinculadas, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Confap.


Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG)
Os representantes da CAPES, Júlio César Piffero de Siqueira – Coordenador-Geral de Programas Estratégicos (CGPE), Carolina Nodari e Marcio Moura de Castro – Coordenadores de Programas Especiais (CPE), e Daniela Coco – Assessora da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), esclareceram as dúvidas das FAPs quanto a execução do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG): parcerias Estratégicas nos Estados, iniciativa da CAPES em parceria com o Confap para apoiar programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu emergentes e em consolidação em áreas prioritárias dos estados brasileiros.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Confap