Em parceria com Estado, Erasto Gaertner implementa “Hospital Digital”
10/12/2021 - 09:24

Pacientes e acompanhantes do Complexo de Saúde Erasto Gaertner já podem contar com o “Hospital Digital”. O projeto que une tecnologia e saúde foi oficialmente inaugurado e promete mudar a rotina operacional no hospital que é referência em tratamento oncológico no Sul do País. 

O novo projeto foi viabilizado por meio do Programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado, com a parceria da Volkswagen do Brasil, com um investimento de R$ 2 milhões.

“O Erasto Gaertner sempre foi de referência. O ‘Hospital Digital’ possibilita mais um salto de confiança e agilidade nos atendimentos. Nós queremos um Paraná inovador, mas antes de tudo, que os pacientes sejam valorizados. Que eles se sintam cada vez mais abraçados pelo Governo do Estado, pois cada projeto, cada investimento, é para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As maiores mudanças são no primeiro atendimento. Assim que o paciente chega ao hospital, ele recebe uma pulseira com chip para identificar a movimentação dentro do complexo hospitalar, e também tem à disposição um aplicativo para visualizar o tempo de espera no pronto atendimento. 

A assinatura, agora digital, diminui o uso do papel, e os pacientes ainda têm totens disponíveis para o autoatendimento.

Outro objetivo do projeto é a digitalização do prontuário, uma ferramenta que vai agilizar e facilitar a tomada de decisões dos médicos, já que os médicos terão à disposição todos os exames de imagem e laboratoriais, além da evolução do paciente, entre outras informações.

TECNOLOGIA – As mudanças foram propostas tomando como base os preceitos da Health Information and Management Systems Society (HIMSS), associação internacional voltada para o setor da saúde, que desenvolve modelos a serem seguidos pelas instituições embasadas no desenvolvimento tecnológico hospitalar.

“A parceria com o Governo do Estado foi fundamental. Somos uma empresa socialmente responsável, e por isso é tão importante contribuir com projetos nessa área. Fico superfeliz em estar aqui, para humanizar ainda mais o tratamento que os paranaenses têm no Erasto”, destacou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina

Para medir o grau de maturidade de uma instituição hospitalar em Tecnologia da Informação, a HIMSS utiliza oito etapas evolutivas, identificadas de 0 a 7, de acordo com as soluções disponíveis na instituição de saúde. O investimento possibilitou a conquista do estágio 4 da certificação, e a intenção da instituição é de chegar ao último estágio.

“Significa modernidade e segurança. Com esse projeto vamos conseguir certificar internacionalmente nosso software de gestão e tirar todo o tipo de papel do hospital até 2023”, comemorou Adriano Lago, superintendente do Complexo de Saúde Erasto Gaertner.

ERASTO – O Erasto Gaertner é uma instituição de saúde localizada em Curitiba, com foco no tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com câncer e doenças oncológicas. Conta com 234 leitos, incluindo UTI, 1.562 servidores, e tem 17.188 pacientes matriculados. 

Durante este ano, foram realizadas, até ao mês de outubro, 147.808 consultas ambulatoriais, 13.856 internamentos e o volume mensal de pacientes atendidos é de 52 mil. Anualmente, são mais de 1,5 milhão de procedimentos gerados para o atendimento.

“Nossos clientes são em sua totalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), fragilizados pela doença, às vezes sem nenhum recurso financeiro, por isso tivemos todo o cuidado para criar algo que deixasse nossos pacientes e familiares à vontade, e que fosse de fácil manuseio e praticidade. E queremos ampliar para as outras unidades”, disse Adriano Lago.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia as diretoras geral e técnica do Hospital Erasto Gaertner, Carla Martins e Carla Simone; o presidente do Conselho de Administração da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC), Sérgio Ioshii; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Ângela Zanlorenzi, o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen, Antônio Negale; o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; e representando o Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher do Estado, Mara Sperândio.

Fonte: AEN