Construção hospitalar mais rápida do Brasil usa tecnologia de empresa apoiada pelo Tecnova 01/04/2021 - 12:24

Diante do aumento da demanda por atendimentos nos hospitais do Brasil por consequência da pandemia, os hospitais de campanha foram a alternativa para alguns gestores públicos conseguirem atender a população atingida pela Covid-19. A corrida contra o tempo é uma das justificativas de quem faz esta opção. Usando uma tecnologia desenvolvida para a construção civil pela empresa Tecverde, apoiada pela Fundação Araucária dentro do Programa Tecnova, em apenas 35 dias, foi possível construir um hospital de 1600 m² em São José dos Campos (SP). 


Diferente do hospital de campanha, o Hospital de Retaguarda da Prefeitura de São José dos Campos é uma obra definitiva. “Com toda certeza é um marco, a obra foi concluída em tempo record. É um exemplo de como a tecnologia agrega, e muito, para sociedade e para o país. Um país que não desenvolve e apoia a tecnologia é um país pobre em soluções”, ressaltou Caio Philippe Bonatto diretor da Tecverde.


A empresa de inovação foi criada em 2009 com o objetivo de industrializar a construção civil, com obras mais rápidas e sustentáveis. O desenvolvimento da tecnologia, que tem como base o sistema construtivo Wood Frame, exigiu repensar a concepção do produto, elaborar novas soluções de impermeabilização e segurança contra incêndio e um novo processo de montagem para adequar o sistema construtivo. 


A tecnologia construtiva da Tecverde permite montar uma casa em duas horas, com quatro pessoas trabalhando no canteiro, ou um prédio de até quatro andares, em apenas uma semana. “Conseguimos transformar um produto artesanal em industrializado. Usamos todo o mindset usado na indústria automobilística na indústria da construção, que é orientada para produzir projetos no canteiro”, explica.


“A gente conseguiu levar tudo isso para um ambiente de fábrica e criar toda uma engenharia de produto, processo, controle de qualidade, melhoria, inovação, muito similar a da indústria automobilística. Assim, temos aumento de produtividade, com reduções imensas de prazos e de necessidade de mão de obra”, concluiu Bonatto. 


O apoio obtido na primeira edição do Programa Tecnova, possibilitou o avanço em inovação da Tecverde. “O apoio do programa permitiu a pesquisa, desenvolvimento e homologação de nosso sistema construtivo para edifícios habitacionais multifamiliares de até quatro pavimentos. Com o aumento no nível de maturidade de nossa tecnologia foi possível aplicá-la em outros usos, como os edifícios hospitalares que desenvolvemos”, destacou Pedro Virmond Moreira diretor de engenharia da empresa. 


Um dos objetivos da empresa quando participou do programa era disponibilizar a tecnologia para construtoras que atuam em programas de habitações de interesse social no Brasil. “A tecnologia é muito versátil, pode ser empregada desde edifícios residenciais e comerciais até para ambientes corporativos e industriais”, contou Moreira.


Inscrições abertas - O ProgramaTecnova II tem como objetivo constituir uma oportunidade de projetar o setor produtivo estadual no contexto nacional de incentivo à inovação tecnológica, ao identificar novas ideias e estimular novos talentos (muitas vezes anônimos) presentes no âmbito das micro e pequenas empresas paranaenses.


O programa será implantado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, sendo executado pela Fundação Araucária e a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP-MCTI). O Programa conta ainda com o apoio das superintendências de ciência, tecnologia e ensino superior (SETI)  e da geral de inovação (SGI), do SEBRAE/PR e do SENAI/PR. O recurso total disponível neste edital é de R$ 9.500.000,00. A submissão das propostas pode será realizada até o 16/04/2021.


Em caráter excepcional, terá como finalidade secundária o apoio a projetos de pesquisa e inovação que visem contribuir no desenvolvimento de novas soluções com foco emergencial no enfrentamento da pandemia da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves.


Mais informações: tecnovapr@fundacaoaraucaria.org.br / www.fappr.pr.gov.br -  Programas Abertos.

Por Ticiane Barbosa