Consecti elege nova diretoria durante Fórum Nacional em Curitiba 03/04/2009 - 11:00

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) elegeu sua nova diretoria nesta quinta-feira (02), durante o Fórum Nacional realizado em Curitiba. A secretária paranaense Lygia Pupatto foi eleita vice-presidente do Conselho. “É uma honra e uma responsabilidade muito grande ser eleita vice-presidente, porque nós temos de estar presentes, representando o Brasil, em todos os níveis de decisão do governo federal”, afirmou Lygia.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Teixeira Barreira, foi eleito presidente, assumindo o cargo ocupado até então pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Alexandre Aguiar Cardoso. René destacou as prioridades para o seu mandato. “Temos interesse no fortalecimento da interlocução com o governo federal, por meio dos diversos ministérios, porque Ciência, Tecnologia e Inovação são temas estratégicos para o desenvolvimento do país. A nossa bandeira no momento é a recomposição do orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e o fortalecimento das diretorias regionais”, ressaltou.

A diretoria do Consecti, que também conta com 2º. vice-presidente e cinco diretorias regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), é eleita para um período de dois anos. O Conselho é o principal fórum do país para discussões de políticas públicas no âmbito da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

O Fórum - O Fórum Nacional Consecti e Confap, que conta com a participação dos 27 secretários da área da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, além de 23 presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa, está sendo realizado no Hotel Deville Rayon. Na manhã desta sexta-feira (03), foi realizada a primeira reunião da nova diretoria do Confap, eleito no último dia 5 de março. O próximo Fórum Consecti e Confap deve ser marcado para o segundo semestre deste ano.

divisória