Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne lideranças e acadêmicos 18/03/2024 - 10:29

Engajar a sociedade na definição de prioridades para a ciência, tecnologia e inovação. Esse é o objetivo da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, mobilizada pelo Governo do Estado para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável com base no conhecimento. O evento será nos dias 3 e 4 de abril, em Curitiba, com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, segmento produtivo empresarial e terceiro setor. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis AQUI

A Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) está articulando uma programação colaborativa com várias instituições públicas e privadas das áreas de educação e pesquisa, além de ambientes promotores de inovação e organizações da sociedade civil. Com o tema Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento, o intuito é promover a participação cidadã, a fim de subsidiar a formulação de políticas públicas para o fortalecimento e a ampliação do fomento científico, tecnológico e dos ecossistemas de inovação paranaenses.

A ação conta com a parceria da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). No âmbito nacional, o evento tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A expectativa é reunir 400 participantes de todas as regiões do território paranaense, em torno de sete eixos temáticos: financiamento e a gestão da pesquisa e inovação; formação de recursos humanos qualificados; reindustrialização e incentivo para inovação nas empresas; programas e projetos estratégicos; defesa, valorização e difusão científica e tecnológica; desenvolvimento social e inclusão; e juventude.

Para conduzir as deliberações, foram indicadas 150 lideranças da comunidade científica, que durante os dois dias de programação, juntamente com os demais participantes, irão enriquecer os debates com foco nos avanços e desafios da área da ciência, tecnologia e inovação do Paraná. Os grupos de trabalho reúnem, ainda, mais de 20 relatores e moderadores, que irão atuar na articulação das sugestões de propostas.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca a importância da conferência para a democratização científica. “As conferências representam uma ação multissetorial e um espaço de diálogo aberto e plural para que as políticas públicas nessa área estejam alinhadas com as demandas e prioridades da sociedade, respondendo aos desafios e oportunidades do estado, da região e do país, de forma eficiente e eficaz na promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador”, afirma.

No primeiro dia do evento, além dos grupos de trabalho, está previsto um painel com representantes do governo sobre a área de ciência, tecnologia e inovação do Paraná. No segundo dia, o destaque será uma palestra sobre oportunidades de cooperação internacional, ministrada pelo jurista Dhallys Mota Nunes, que atua como oficial de políticas de ciência, tecnologia e inovação da União Europeia para o Brasil.

PROPOSTAS – O relatório da conferência estadual será utilizado como base preparatória para a conferência regional Sul, prevista para acontecer nos dias 25 e 26 de abril, também em Curitiba, com participantes e propostas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em todo o Brasil, os eventos estaduais e regionais precedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada pelo MCTI, no período de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF). Os documentos compilados nos eventos regionais devem contribuir para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024-2030.

PARCERIA – Além da UTFPR, anfitriã da conferência estadual deste ano, o evento envolve um grande conjunto de instituições de ensino superior: Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Universidade Estadual do Paraná (Unespar); e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Serviço:

5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

Data: 3 e 4 de abril

Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba (PR)

Inscrições AQUI

 
  Programação Prévia
 
 Conferência Estadual
 
 03/04/2024 Quarta-feira (Prévia)

8h        CREDENCIAMENTO

8h40     APRESENTAÇÃO CULTURAL

9h        ABERTURA

Aldo Nelson Bona – Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná

Marcelo Rangel - Secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná

Guila Calheiros – Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Ramiro Wahrhaftig – Presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho – Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

10h10   INTERVALO

10h20   LANÇAMENTO DO LIVRO: DIREITO DE PATENTES NA PESQUISA UNIVERSITÁRIA

Cláudia Crisostimo - Diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

10h30   PAINEL I – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO PARANÁ

Erika Juliana Dmitruk – Assessora da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti)

Marcio Spinosa – Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária

Giles Balbinotti – Diretor de Ecossistema de Inovação da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei)

Marcus Friedrich Von Borstel – Coordenador de Ecossistemas de Inovação da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei)

Diogo Luiz Cordeiro Rodrigues – Procurador do Estado do Paraná

Mediador: Marcos Aurelio Pelegrina - Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei)

12h      ALMOÇO LIVRE

13h10   GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

GT1 – Os desafios do financiamento e gestão da pesquisa e inovação para a promoção da Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento

Moderadores:

Rosislene de Fatima Fontana – Assessora de Comunicação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Carlos Willians Jaques Morais – Assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti)

Relatores:

Carlos Luiz Strapazzon – Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo (UP)

Fernando Yukio Mizote – Presidente do Conselho Temático de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

GT2 – Formação e fixação de recursos humanos qualificados na área de Ciência, Tecnologia e Inovação

Moderadores:

Marcos Cesar Danhoni Neves – Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Paraná

Eduardo José de Almeida Araújo – Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Fabiano Gonçalves Costa – Coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti)

Relatora:

Rosangela Gonçalves de Oliveira – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec)

GT3 – Reindustrialização e incentivo para a Inovação nas empresas

Moderadores:

Marcus Friedrich Von Borstel – Coordenador de Ecossistemas de Inovação da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei)

Fernando Zatt Schardosin – Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Relator:

Walmor Cardoso Godoi –  1º Vice-Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Curitiba (CMCTI)

Lucio Kamiji – Coordenador do Conselho Temático de Tecnologia e Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep)

GT4 – Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos

Moderadores:

Kaique Spagnol Tofoli – Assessor de Relações Institucionais da União Paranaense de Estudantes (UPE)

Albino Szesz Junior – Diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Ademir Roberto Freddo – Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Relatora:

Márcia Regina Krama – Presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Curitiba (CMCTI)

GT5 – Defesa, Valorização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação

Moderadora:

Regiane Regina Ribeiro – Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Relatora:

Elza Maria Campos – Presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM) – Seção Paraná

Camilli Miranda – 1ª Tesoureira da União Paranaense de Estudantes (UPE)

GT6 – Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social e inclusão

Moderadores:

Silvia Márcia Ferreira Meletti – Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

José Maurino de Oliveira – Coordenador do Sistema de Ambientes Promotores de Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti)

Maria Angela Strapasson – Assistente Social do Grupo Dignidade

Lucas Siqueira Dionísio – Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH) de Curitiba

Relatora:

Mustafa Jean Muksen – Advogado do Grupo Dignidade

GT7 – Ciência, Tecnologia e Inovação e a Juventude

Moderador:

Guilherme de Rosso Manços – Gerente de Inovação do Hospital Pequeno Príncipe

Relator:

Mayara Elita Braz Carneiro –  Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

15h10   INTERVALO

15h30   CONTINUAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

GT1 – Os desafios do financiamento e gestão da pesquisa e inovação para a promoção da Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento

GT2 – Formação e fixação de recursos humanos qualificados na área de Ciência, Tecnologia e Inovação

GT3 – Reindustrialização e incentivo para a Inovação nas empresas

GT4 – Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos

GT5 – Defesa, Valorização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação

GT6 – Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social e inclusão

GT7 – Ciência, Tecnologia e Inovação e a Juventude

17h      ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO DIA

 
 04/04/2024 Quinta-feira (Prévia)