Conexão Ciência completa 2 anos promovendo a divulgação científica 01/08/2023 - 18:54

O projeto Conexão Ciência - C², uma das ações do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Educação para a Ciência e Divulgação Científica fomentado pela Fundação Araucária, é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), desde 2021.

Hoje, a execução do projeto é coordenada pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi/UEM), somando esforços com a Fundação Araucária, agência de fomento da ciência, tecnologia e inovação do Paraná. O C² é base do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Educação para Ciência e Divulgação Científica (Napi), que tem como uma das coordenadoras a professora Débora de Mello Sant’Ana.

Sant’Ana explica que o projeto já está na fase dois. Começou com foco nas pesquisas da UEM e, hoje, inclui todas as universidades estaduais. “Essa maior representatividade já têm mostrado sua força, sua importância, com a inclusão de menções, aplicações e projetos de outras instituições. Podemos perceber uma diferença nos textos que contemplam realidades distintas de outras universidades ou peculiaridades de cada região”, completa a coordenadora.

Objetivos: O C² busca democratizar o conhecimento produzido nas universidades, unindo bom humor e personagens, que aproximam a ciência da comunidade, além de trazer visibilidade aos cientistas. Tudo isso de forma multimidiática. São utilizados, além de textos, podcasts, infográficos, vídeos e lives, além de ilustrações exclusivas, que abrem e contextualizam as reportagens.

Durante o período de produção do C², foram publicados 160 textos de divulgação científica, 78 vídeos, 5 lives, 187 episódios de podcast, 58 infográficos, 109 artes e uma média de 500 fotos, além de 5 e-books com a memória do projeto. Com isso a equipe conseguiu levar a ciência para 17 mil usuários, recebendo 67 mil visualizações em sua página, desde o lançamento. A média mensal alcança oito mil acessos, demonstrando o grande público cativo do site.

A jornalista e coordenadora-executiva do C², Ana Paula Machado Velho, faz uma reflexão sobre os frutos do projeto. “Tivemos a oportunidade dos gestores do nosso Estado acreditarem em nosso trabalho e, com a resposta que tivemos do público, conseguimos crescer. Agora, a participação de todas as universidades estaduais está nos permitindo construir uma visão da produção da ciência no Estado e mostrar a vontade das pessoas que a fazem de levar esse conhecimento até a população, divulgar o que os cientistas destas instituições produzem. Esse era nosso sonho e estamos concretizando por meio do C²”, comemora Ana Paula.

Edição de aniversário: No horizonte do Conexão Ciência está a ampliação do projeto em 2024. “A meta é que tenhamos a inclusão das universidades federais que são potenciais produtoras de tecnologia, representando a produção científica do Paraná com um produto que reúne diferentes ações, diferentes frentes de trabalho na comunicação, divulgação e popularização da ciência como um todo”, detalha Débora Sant’Ana.

Não deixe de conferir o projeto, acessando a plataforma on-line do Conexão Ciência - C² em www.conexaociencia.com.br. As atualizações são sempre às quintas-feiras.

Fonte: Conexão Ciência