Capacitação do PEIEX-Curitiba tem Paraguai como foco de exportação 18/11/2023 - 03:09

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), disponibilizado por meio de parceria com a Fundação Araucária, realizou, na última semana, uma capacitação gratuita para empresários interessados no mercado paraguaio. Segundo a coordenadora do PEIEX - Curitiba, RMC e Litoral paranaense, Luciana Gandra Andreguetto, quando os empresários entram no PEIEX precisam escolher um mercado foco a ser trabalhado. E o segundo maior país de opção é o Paraguai, sendo o primeiro os Estados Unidos da América (EUA).

“Como o mercado paraguaio tem sido bastante trabalhado, convidamos o consulado, e ainda, conseguimos fazer uma conexão direta com o Ministério de Relações Exteriores do Paraguai. Então os empresários puderam tirar dúvidas e ter acesso a informações diversas envolvendo esse País”, comenta.

Os embaixadores do Consulado do Paraguai em Curitiba, Celso Santiago Riquelme e Maria Adoración Amarilla, foram os participantes especiais do evento, que contribuíram com os temas: requisitos e procedimentos para a comercialização de produtos brasileiros no Paraguai, além da Lei de Migração e Dados Econômicos do Paraguai.

“Com esse encontro tivemos a oportunidade de oferecer, em primeira mão, por meio de um contato oficial, quais são os incentivos fiscais que o nosso País oferece. Já temos uma boa relação de negócios entre Paraguai e o Brasil e, eventos como esse, fortalecem o comércio bilateral”, ressalta o embaixador Celso Santiago Riquelme.

Parcerias - Outros assuntos como soluções de crédito para a indústria, com Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), desembaraço aduaneiro e consularização, acordos comerciais e o certificado de origem, com o Centro Internacional de Negócios (CIN), também foram discutidos.

“A parceria BRDE oferece uma sinergia com o PEIEX no sentido de disponibilizar às empresas o acesso a linhas com taxas bastante atrativas. Essas linhas servirão para preparar as empresas na infraestrutura e na tecnologia necessárias para o acesso a mercados exigentes”, explica Paulo Marques Ferreira, analista de Novos Projetos e Negócios do BRDE.

Empresários - A empresa Route Gin, fundada em 2019 com foco na produção de Gin no estilo clássico britânico, entrou no PEIEX em janeiro deste ano e, em setembro, a proprietária Thais Romfeld de Lima teve a oportunidade de ir ao Paraguai para apresentar seu produto.

“O PEIEX trouxe uma nova estratégia para nossa empresa. Agora estamos numa fase de prospecção do mercado, principalmente o paraguaio. E a nossa meta para ano que vem é atingir outros mercados, como Mercosul, mas principalmente os EUA, que tem o maior percentual de importação do nosso produto”, destaca a empresária.

Route Gin é fabricado no Brasil de forma totalmente artesanal, em ambiente rural, na cidade de Colombo, Paraná. De receita autoral, Route Gin é o primeiro london dry gin a ser produzido por uma mulher no Brasil, elaborado no método one-shot, tradicional da escola inglesa.

Duas empresas de Curitiba e região metropolitana participaram da feira de alimentos e bebidas no Paraguai com a Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos -, e a Route Gin foi uma delas, após participar da qualificação do PEIEX.

Relação comercial entre Brasil e Paraguai - De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em 2022, as transações comerciais entre os dois países somaram US$ 7 bilhões – com destaque para exportação de máquinas agrícolas, carros e fertilizantes, no caso do Brasil; e de arroz, equipamentos para distribuição de energia elétrica e carne bovina, no caso do Paraguai.

Quanto ao Paraná, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), o Paraguai é o 9º principal parceiro comercial internacional do Estado. De janeiro a agosto deste ano, o volume de negociações com o país vizinho fechou em US$ 390,6 milhões, aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado.