CONFAP e CNPq prorrogam prazo de submissão de propostas para a chamada ERC-Confap-CNPq 2020 19/03/2021 - 18:05

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prorrogaram para o dia 14 de maio de 2021, o prazo para submissão de propostas da chamada ERC-Confap-CNPq 2020.A chamada é destinada a pesquisadores doutores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras para integrarem equipes de Pesquisadores Principais (ERC Grantees) com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC).

Apoio do CNPq e das FAPs

Os pesquisadores podem submeter propostas via CNPq ou uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada.

As FAPs e o CNPq apoiarão os projetos aprovados viabilizando as despesas de viagem. Os pesquisadores brasileiros aprovados na chamada continuarão a receber seus salários ou bolsas de acordo com os termos e condições de suas instituições. Outros auxílios devem ser negociados com as equipes de pesquisadores ERC Grantees. 

As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas, levando em consideração as restrições de cada país e instituições do grupo de pesquisa, em razão da pandemia de Covid-19.

Relação de FAPs que aderiram à chamada: 

FAPDF (Distrito Federal); FAPEAL (Alagoas); FAPEAM (Amazonas); FAPEG (Goiás); FAPEMA (Maranhão); FAPEMIG (Minas Gerais); FAPEPI (Piauí); FAPERGS (Rio Grande do Sul); FAPERJ (Rio de Janeiro); FAPES (Espírito Santo); FAPESC (Santa Catarina); FAPESPA (Pará); FAPESQ (Paraíba); FAPT (Tocantins); FUNCAP (Ceará); FUNDECT (Mato Grosso do Sul); e Fundação Araucária (Paraná). 

*Algumas FAPs podem ter critérios de elegibilidade específicos que devem ser consultados antes da submissão.

Submissão de Propostas

A submissão de propostas pode ser feita até o dia 14 de maio de 2021, por meio de cadastro na plataforma do Confap (www.confap.org.br/news/ercform/public/login), observando as exigências do edital, para ter acesso a Lista dos Projetos Fomentados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC)* que podem receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição dos projetos fomentados pelo ERC e os contatos dos pesquisadores desses projetos. 

*A lista pode ser consultada até o dia 04 de maio de 2021 pela plataforma de submissão de propostas do Confap.

 

Mais Informações:

 

Fonte: Coordenação da Comunicação do Confap.