Araucária recebe pesquisadores australianos com o objetivo de estabelecer cooperações que envolvam iniciativas de pesquisa em conjunto 15/04/2024 - 06:01

Entre os dias 7 e 13 de abril, os pesquisadores australianos tiveram a oportunidade de explorar o ecossistema do Paraná, discutir interesses comuns e iniciar negociações para uma colaboração significativa. A Missão, organizada pela Fundação Araucária, incluiu visitas a instituições de pesquisa, áreas naturais e encontros com renomados cientistas brasileiros. Na última segunda-feira (08), os pesquisadores conheceram um pouco do funcionamento da Araucária, e os australianos tiveram ainda, a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos em suas Universidades. O evento foi realizado nas dependências da Instituição.

Pesquisadores, professores e representantes da Western Sydney University/The Hawkesbury Institute for the Environment, da Macquarie University, do Royal Botanic Gardens Sydney, da University of New South Wales Sydney e da University Licungo (Mozambique) participaram da Missão.

“A Araucária possui projetos notáveis que promovem a pesquisa científica no Estado. Os impactos sociais e científicos ficam evidentes e exemplificam o comprometimento da Araucária no incentivo à internacionalização, ou seja, na criação de oportunidades de aprendizado, de colaboração e de inovação”, ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

O objetivo desta Missão é de também estabelecer um acordo abrangente de cooperação, que envolva iniciativas de pesquisa em conjunto, programas de extensão e projetos de ensino.

“É com muita satisfação que a Araucária apoia e promove Missões como esta, pois é mais uma iniciativa voltada à integração de pesquisas e melhor aproveitamento de atores e ativos. Desta forma, diversas ações voltadas ao crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e que são de interesse dos dois países são aplicadas, com o foco também na criação de riqueza e bem-estar da população”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação: Biodiversidade – RESTORE; Biodiversidade - Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade - Recursos Genéticos e Biotecnologia se envolveram em toda programação organizada para os australianos.

Na reunião do dia 08, os pesquisadores também puderam assistir à apresentação do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia realizada pela chefe de gabinete da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paula Turra Grechinski. “As ações voltadas è pesquisa e desenvolvimento estão distribuídas principalmente nos locais que ficam situadas as sete universidades estaduais, ou seja, onde se concentra grande parte do material intelectual que o Estado possui. São iniciativas focadas em áreas estratégicas identificadas para o desenvolvimento socioeconômico e aumento da competitividade do Paraná”. A Assessora de Projetos Estratégicos Internacionais Eliane Segati também esteve presente na reunião.

O professor da Escola de Biotecnologia e Ciências Biomoleculares da Universidade de Nova Gales do Sul - Sydney, John Mattick, destacou a importância do estabelecimento de parcerias e troca de informações com outros países. “Estar no Brasil, mais especificamente no Paraná, é uma experiência engrandecedora para as nossas pesquisas, pois nos mostra o quanto temos ações convergentes e que podem ganhar ainda mais espaço se os esforços entre os dois países forem unidos e aplicados”. Também na última segunda-feira (08), foi assinado o documento de adesão de Moçambique à Escola Doutoral de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da Fundação Araucária.

GALERIA DE IMAGENS