Araucária e Unioeste lançam o NAPI Trinacional 2020-2021 em Foz do Iguaçu 07/02/2020 - 18:10

A Araucária e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus Foz do Iguaçu lançaram nesta quarta-feira (05), nas dependências da Universidade o NAPI Trinacional 2020-2021. No local, vários representantes de instituições de ensino do Paraguai, da Argentina e do Paraná estiveram presentes.

Dentre as instituições, estavam presentes representantes da Codespi (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Puerto Iguazú), Codetri (Conselho de Desenvolvimento Trinacional), Codeleste (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cidade do Leste), Prefeitura de Foz do Iguaçu, da empresa Frimesa, ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), Agedel (Agência de Desenvolvimento de Eldorado), Parque Nacional Iguaçu – ICMBIO, UNE (Universidad Nacional del Leste, do Paraguai e da UNAM (Universidade Nacional de Misiones, da Argentina).

No lançamento, o professor Samuel Klauck, coordenador do NAPI Trinacional apresentou o programa de pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, no qual ele também é coordenador. O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, abordou questões relacionadas à metrópole trinacional e o diretor científico, tecnológico e de inovação da Araucária, Luiz Marcio Spinosa explicou o conceito dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, que começou a ser implantado pela instituição no ano passado.

“O grande objetivo do Estado é o de prover pesquisas e inovações que promovam o desenvolvimento sustentável da região Oeste do Paraná, por meio de um ambiente que respeita particularidades, competências e interesses, de maneira ética e organizada. Temos uma oportunidade única de dar continuidade ao Plano 2022 do Governo Estadual”, destacou o presidente da Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Por fim, a articuladora da rede NAPI Trinacional, Adriana Brandt, motivou  e consolidou as reflexões do grupo com relação à participação dos atores na governança dessa iniciativa. Também apresentou os encaminhamentos finais e próximos passos que serão tomados, como por exemplo, o seminário introdutório do NAPI Trinacional que acontecerá nos dias 18,19 e 20 de março, o local ainda será definido.

“O Oeste é certamente uma região diferenciada que se destaca pela organização da sociedade civil em prol do desenvolvimento e da inovação. Portanto, o banco de projetos trará soluções inéditas para fenômenos socioculturais complexos”, afirmou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Araucária, Luiz Marcio Spinosa.

Parcerias

Na tarde do dia 05/02, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, o diretor científico, tecnológico e de inovação da Araucária, Luiz Marcio Spinosa, a articuladora da rede NAPI Trinacional, Adriana Brandt e o gerente de projetos da Araucária, Nilceu Jacob Deitos visitaram a Universidad Nacional del Leste (UNE), localizada no Paraguai.