Araucária e a Lar Cooperativa Agroindustrial firmam parceria para o investimento em ciência, tecnologia e inovação 28/08/2020 - 21:51

A Fundação Araucária e a Lar Cooperativa Agroindustrial divulgaram o lançamento de uma chamada pública nesta sexta-feira (28), no “4º Workshop Parceiros da Inovação” promovido pela Lar. A  transmissão foi feita por meio da página oficial da Lar, no YouTube, e contou com a participação de mais de 200 pessoas e 16 universidades paranaenses.

“Nós vamos priorizar a articulação entre instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, organizações sociais e a Lar Cooperativa Agroindustrial, aproveitando os excepcionais ativos de inovação que o Paraná dispõe, como por exemplo, mais de 20 mil doutores. Neste edital, serão financiadas bolsas de pesquisa para o desenvolvimento de projetos de cunho científico, tecnológico, de inovação e que atendam demandas da Cooperativa. Para isso, a Araucária e a Lar investirão o recurso de R$ 200 mil reais”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

As linhas temáticas que farão parte da chamada pública são: Medicina Veterinária, Zootecnia, Estatística, Engenharia, Biologia, Engenharia de alimentos, Agronomia, Engenharia de Produção e áreas de conhecimento afins. “Desta forma, poderemos favorecer o aprendizado de estudantes em práticas diferenciadas relacionadas ao universo da pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor do cooperativismo agroindustrial”, informou o diretor de ciência, tecnologia e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

A Lar estruturou em 2016, um Programa de Inovação com o desenvolvimento de iniciativas e atuação em seis faces distintas para melhor comunicação e direcionamento das ações junto aos funcionários, clientes e parceiros. Uma dessas faces é a Inovação Aberta, que se baseia na realização de iniciativas que permitam a interação entre parceiros como universidades, startups e centros de pesquisa, visando o fortalecimento da cultura da inovação na Cooperativa e a contribuição com o ecossistema de inovação da região. A inovação na Lar busca resultados em conexões que entregam o desenvolvimento de tecnologias e inovação para impulsionar os negócios.

Como resultado desse Programa, a Lar  promove todos os anos, o Workshop Parceiros da Inovação, que tem o objetivo destacar o ambiente propício para Networking, divulgação de demandas e possibilidade de novos negócios.O público do workshop é compreendido por: startups, universidades, institutos de pesquisa, entidades públicas, empresas e representantes de cooperativas que compartilham conhecimento, experiência, demandas e soluções. A divulgação do lançamento da chamada pública da Araucária e da Lar foi realizada no  Workshop.

"Acreditamos que a inovação precisa de pessoas e podemos somar forças com instituições para alcançar resultados relevantes para os negócios e que estimulem o desenvolvimento das regiões em que a Lar está inserida", afirmou o diretor-presidente da  Lar Cooperativa Agroindustrial Irineo da Costa Rodrigues. O evento também contou com a participação do coordenador de ciência e tecnologia da superintendência de ciência, tecnologia e ensino superior  Paulo Parreira, e do assessor de gabinete da superintendência geral de inovação, Leonardo Franceschi .                                               

GALERIA DE IMAGENS