Araucária e Apex-Brasil realizam evento de encerramento do Programa PEIEX 25/10/2021 - 09:59

A Fundação Araucária (FA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizaram, nesta quinta-feira (21), o evento de encerramento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) – Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. A última edição do programa, convênio 2019-2021, foram atendidas 304 empresas que resultaram em 55 cases de sucesso. Destas, 34 nunca haviam exportado, 12 ampliaram mercado e 22 já estabeleceram contatos internacionais.

A Araucária é parceira da Apex na execução do PEIEX desde 2018. O presidente Ramiro Wahrhaftig falou do interesse em renovar a parceria e destacou a importância das ações desenvolvidas para as empresas que impactam na geração de riqueza e renda para o Estado. “É uma parceria importante, um movimento que está crescendo nas instituições de ciência e tecnologia de colocar estas estruturas de inteligência à disposição da sociedade. Esta possibilidade de trabalharmos com um conjunto de empresas que têm esta determinação em exportar faz muita diferença neste sentido”, destacou. 

O programa é desenvolvido em vários estados e apoia empresas brasileiras para que iniciem o processo de exportação de maneira planejada e segura. De janeiro de 2020 a junho de 2021 já foram qualificadas pelo programa 5270 empresas em todo o Brasil. “Deste total, 73% são pequenas e microempresas. Destas, 628 exportaram no primeiro semestre de 2021 representando um montante de mais de R$ 350 milhões. Foram produtos de diferentes setores, principalmente de alimentos e bebidas, que representa cerca de 50%”, disse o gestor do convênio da Apex-Brasil Renan Lucas Ferraz. 

Das 5270 empresas capacitadas no Brasil, aproximadamente 1900 são da região Sul do País. 

Cases – A edição do PEIEX – RMC e Litoral foi realizada entre 2019-2021. O evento contou ainda com uma mesa redonda com empresários qualificados pelo programa. 
A empresa Duom, fabricante de suplementos alimentares, não apresentava nenhuma expertise no que diz respeito à exportação, e com o apoio do PEIEX já possui uma linha de produtos em condições de atender de forma mais competitiva o mercado externo.

Através do Plano de exportação apresentado para a empresa, o empresário conseguiu identificar mercados externos com mais
chance de sucesso nas negociações e maior aceitação de seus produtos que têm um apelo internacional.

“O programa foi bastante esclarecedor, trazendo ao nosso conhecimento diversos aspectos de uma transação de exportação que eram desconhecidos por nós. Os contatos foram abertos e temos clareza de que existe mercado internacional para o nosso produto”, disse o representante da Duom Marcelo Mattuella.

Com a Casa Rigani Alimentos, fábrica de massas de pizzas e wraps sem glúten, havia um nicho importante de mercado e interesse em exportar mas faltava oportunidade. Durante o plano de trabalho a empresa recebeu contato de um comprador do Uruguai, já preparada, está efetuando a sua primeira exportação. “A consultoria que tivemos do programa foi fundamental para iniciarmos um projeto de exportação. Surgem muitas dúvidas e no programa encontrei as soluções que precisava. Somos muito gratos a toda a equipe do programa por ter acreditado no potencial da nossa empresa e produto”, agradeceu Oneivo Bertussi sócio da empresa. 

Luciana Andreguetto, coordenadora do PEIEX Curitiba, enfatizou a busca  de  um  diferencial  competitivo  que  permita  a  inserção mais efetiva  das empresas em mercados novos.
“Acredito que a parceria entre Araucária e Apex-Brasil contribui, cada vez mais, para fomentar a cultura exportadora e a qualificação do nosso empresariado. Economicamente vantajoso para o Paraná e a rede empresarial, o aumento das exportações gera um avanço em diversos setores econômicos, desde prestação de serviços até o melhoramento de produtos.” 

SOBRE O PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) tem como objetivo preparar as empresas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de profissionais especialistas em comércio exterior. O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que conta com parceiros em todo o Brasil. Em Curitiba, tem parceria com a Fundação Araucária.

SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SERVIÇO
Núcleo Operacional do PEIEX Curitiba / PR
Local: Av Comendador Franco, 1341. FIEP - Campus Indústria.
Horário de funcionamento: 8h às 12h - 14h às 18h. 
Contatos: 3218-9273