Araucária assina acordo de intercâmbio de estudantes de graduação com a Universidade Alberta (Canadá) 04/03/2024 - 05:38

A Fundação Araucária promoveu, nos últimos dias, em parceria com a Delegação da Universidade de Alberta, do Canadá, um workshop com o tema "Paraná-Alberta Sustainable Roundtable". O evento foi realizado nas dependências da Araucária e contou também com a participação de diretores de institutos de pesquisa, pesquisadores universitários, representantes de empresas e centros de pesquisa governamentais.

Na ocasião, também foi assinado um memorando de entendimento entre as duas instituições, que estabelece um acordo colaborativo para fins de intercâmbio de estudantes de graduação, para a realização de estágios acadêmicos para fortalecer colaborações acadêmicas e de pesquisa internacionais entre o Paraná e o Canadá.

“Alberta tem um dos mais importantes hubs globais de inteligência artificial. O objetivo é evoluir cada vez mais nas cooperações de bioeconomia, energias renováveis, em especial o hidrogênio verde e hidrocarbonatos renováveis. Esperamos, com esse acordo assinado, consolidar cada vez mais essa relação”, afirmou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

As principais temáticas abordadas no workshop foram Agricultura e Alimento e Energia e Meio Ambiente, áreas desenvolvidas pelo College of Natural and Applied Sciences (CNS).Os tópicos discutidos incluíram agricultura sustentável, segurança alimentar resiliente, diversificação com valor agregado, sistemas de energia, resiliência e mitigação das mudanças climáticas.

“A Universidade de Alberta possui uma abordagem multidisciplinar, enfrenta desafios nacionais e otimiza o uso sustentável de pastagens e desenvolve tecnologias inovadoras. Sabemos também o quanto o Paraná prioriza e investe no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Estado, portanto, é uma satisfação estabelecer esse acordo de intercâmbio com a Araucária”, destacou o presidente e vice-chanceler da Universidade de Alberta, William Flanagan.

Alberta é líder em agricultura inovadora, sistemas alimentares resilientes, nutrição, saúde humana e ciência animal. “Essa parceria entre o Paraná e a Universidade de Alberta é de extrema importância, principalmente quando identificamos que a expertise deles é similar às nossas áreas prioritárias de atuação”, disse o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.