Araucária assina Memorando de Entendimento e Cooperação com a South China Agricultural University 14/09/2021 - 22:03

Com o objetivo de firmar parcerias e cooperações entre o Brasil e a China, a Fundação Araucária em parceria com o Novo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia, a Sociedade Chinesa de Matemática e demais parceiros brasileiros e chineses, está promovendo desde a última segunda-feira (13), um Fórum online voltado à ciência, tecnologia e inovação dos dois países. Na solenidade de abertura também foi assinado o Memorando de Entendimento e Cooperação entre a Fundação Araucária e a South China Agricultural University.

“Temos a grande possibilidade de estabelecer parcerias com a China, por meio da província de Guangdong, na qual estão localizadas as cidades de Hangzhou, Dongguan  e Shenzhen. Esse Fórum que estamos realizando prevê essa cooperação estratégica em algumas áreas do conhecimento que são importantes para o Paraná, que são as transversais: de transformação digital e desenvolvimento sustentável e as verticais:  ligadas ao Agro, à saúde e à geração de energias renováveis. Então, o objetivo principal da realização desse evento é o de identificar links entre as instituições participantes para alavancar e firmar essas parcerias”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Os temas discutidos no Fórum são referentes à Agricultura e Água, Tratamento Médico Avançado e Saúde Digital, Energia Sustentável e Inovação e Genômica e Engenharia Genética. O evento encerra na próxima sexta-feira (17).

“A China é uma liderança na área de ciência e tecnologia, portanto, a cooperação entre pesquisadores desses dois países é de extrema importância. É uma oportunidade de estabelecer parcerias na área de pesquisa que podem trazer benefícios a ambos os países. A iniciativa da Fundação Araucária de promover esse Fórum é louvável, pois facilita a aproximação de pesquisadores e de instituições para que surjam projetos em cooperação”, disse o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Dellagostin.

A atual competição tecnológica global está se tornando cada vez mais acirrada, e a contínua reforma e criação dessa área faz com que o Brasil e a China tenham que desenvolver ações para promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação dos dois países. Para alcançar uma situação de evolução recíproca, os países precisam priorizar a conectividade em tecnologia verde, cidade inteligente e tecnologia de saúde e abrir novos canais de cooperação.

“Esse Fórum tem um importante papel de ampliar a colaboração internacional  promovendo a formação de redes colaborativas em ciência e inovação e avançar em temas estratégicos, grandes desafios globais que necessitam de ciência na fronteira do conhecimento como pode ser identificado na proposta da programação do evento. Em nome do CNPq, parabenizo a Fundação Araucária por essa iniciativa”, destacou  a diretora de Cooperação Institucional do CNPq, Maria Zaira Turchi.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a China, relações bilaterais políticas, econômicas e comerciais desenvolveram-se rapidamente, portanto, o Fórum que está sendo realizado é uma forma de dar continuidade e fortalecer essas parcerias.

“É com muita satisfação que participo de um evento como este, que prioriza o desenvolvimento de novas tecnologias e que motiva o processo de colaboração internacional. Parabéns a todos envolvidos e principalmente aos organizadores do Fórum”, comentou o diretor do Escritório de Ciência e Tecnologia de Kunming (Centro de Transferência de Tecnologia do BRICS), Wang Jian.

O presidente da  Universidade de Tecnologia de Dongguan, Ma Hongwei, ressaltou a importância de realizar um evento com pesquisadores altamente qualificados como os que estão elencados na programação. “O foco do nosso trabalho na Universidade é o do desenvolvimento de pesquisa de renome para incentivo e propulsão do nosso país. Por isso, contar com pesquisadores como os  painelistas e instituições brasileiras e chinesas que falarão no decorrer desta semana no Fórum como futuros parceiros, é essencial para o cumprimento desta nossa prioridade”, enfatizou Ma Hongwei.

Na solenidade de abertura, o evento contou  também com a participação das seguintes autoridades: Qin Jiuyi, vice-diretor do Centro de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia; Celso de Tarso Pereira, Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Pequim; Cao Jinghua, Diretor Executivo do Secretariado da ANSO, Alliance of International Science Organization; Wang Yong, presidente do Dongguan South China Design Innovation Institute; Dong Guo, Segundo Secretário de CTI da Embaixada da República Popular da China no Brasil; Frederico Salomão Duque Estrada Meyer, Embaixador, Cônsul do Brasil em Guangzhou e José Roberto de Andrade Filho, Conselheiro da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Pequim. Os painéis do Fórum estão sendo coordenados e conduzidos pela Eliane Segati Rios, coordenadora da área internacional  da Fundação Araucária e pelo Jinyun Yuan, Professor da UFPR e da Dongguan University of Technology e bolsista da Academia Brasileira de Ciências.

Para ter acesso à programação do evento nos próximos dias, Clique aqui

Instituições parceiras:

ORGANIZER

Araucaria Foundation, Parana, Brazil | New Technology Development Center - CAST | Chinese Mathematical Society

CO-ORGANIZER

Brazilian National Council for the State Funding Agencies - CONFAP | Brazilian National Council for Science and Technology - CNPq

Embassy of the Federative Republic of Brazil in China | Itamaraty's Innovation Diplomacy Program - PDI

Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics - SBMAC | China Society for Computational Mathematics - CSCM

National Natural Science Foundation of China - NSFC

Embassy of the People's Republic of China in the Federative Republic of Brazil | BRICS Technology Transfer Center

International Technology Transfer Network - ITTN | Alliance of International Science Organization - ANSO

Songshan Lake Administrative Committee, City-hall of Dongguan | Dongguan University of Technology

West China Hospital, Sichuan University

SUPPORT

Dongguan South China Design Innovation Institute | Network for International Cooperation on Technology Commercialization NICTC.

GALERIA DE IMAGENS