Araucária antecipa substancialmente as metas estabelecidas para 2026 13/12/2023 - 07:39

Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) são direcionados para atender demandas setoriais, regionais e estadual, de forma integrada e racionalizada para melhor aproveitamento de atores e ativos já existentes. A ênfase está na melhor mobilização e integração entre território e ativos, empresas líderes e fatores-chaves de desenvolvimento.

Focados na criação de riqueza e bem-estar, levam à maior assertividade dos instrumentos de apoio da Araucária e, consequentemente, melhor retorno sobre investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).Os NAPIs possuem relevância política e estratégica e vêm alcançando  avanços e impactos nas nove regiões e ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação do Paraná, com o objetivo de oferecer soluções práticas, e sobretudo, tornar a CT&I um bem comum à sociedade. Em quatro anos de existência, foram criados 62 NAPIs, resultando no investimento de mais de R$ 100 milhões de reais.

Os NAPIs atuam em áreas estratégicas identificadas para o desenvolvimento socioeconômico e aumento da competitividade do Paraná como: o agronegócio e agricultura, a energia sustentável/renovável, a biotecnologia e saúde, as cidades inteligentes, a transformação digital, o desenvolvimento sustentável e a sociedade, economia e educação.

Com isso, foram atingidos pela Araucária, avanços significativos nas diretrizes de ação, coordenação, implementação, execução, gerenciamento e engajamento dos NAPIs no trabalho realizado desde 2019. Destacando também, a antecipação substancial das metas estabelecidas para 2026, em relação ao número de NAPIs.

Portanto, com todo este panorama apresentado, a Diretoria Executiva da Araucária resolveu suspender a submissão de propostas para a criação de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação à Comissão de Aderência por prazo indeterminado, até que sejam definidos novos procedimentos de melhorias contínuas. As submissões já apresentadas e registradas para análise na Comissão de Aderência serão mantidas, e seguirão com os procedimentos normais. Desta forma, os critérios de análise para a criação de novos ciclos de fomento serão ampliados, com ênfase na melhoria da comunicação, gestão e execução dos NAPIs e será realizada uma revisão abrangente dos documentos regulatórios e complementares, que passarão a orientar e esclarecer todas as etapas de constituição de um NAPI.

Esta resolução também foi tomada, pois a Araucária possui ainda o compromisso com a melhoria contínua na gestão dos NAPIs, justificando a necessidade atual de elevar a qualificação dessas iniciativas já existentes e das que serão criadas. E por fim, porque a Araucária tem recebido um volume considerável de demandas para a criação e análise de novos ciclos de fomento de NAPIs, tornando imperativo aprimorar os instrumentos e processos de melhoria contínua.

ATO DA DIRETORIA EXECUTIVA nº 183/2023, que detalha esta resolução.