Araucária, SETI e SENAR promovem o 3° Seminário da Rede Complexo de Enfezamento do Milho 15/04/2024 - 06:37

A Fundação Araucária, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram nos últimos dias 9 e 10, o 3º Seminário da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada - Complexo de Enfezamento do Milho (CEM), realizado na Universidade Cesumar - Unicesumar, em Maringá. O objetivo do Seminário foi o de apresentar os resultados e andamento das pesquisas referentes ao edital de enfezamento do milho.

Esta chamada pública realiza estudos sobre o complexo do enfezamento do milho – doença que envolve a cigarrinha-do-milho, transmissora de vírus, e bactérias que podem reduzir drasticamente a produção, e com o  edital,  está sendo possível estruturar redes de inteligência e fomentar o trabalho compartilhado de pesquisa agropecuária no Paraná.

O evento proporcionou uma oportunidade para networking e a troca de informações entre os participantes. A experiência compartilhada entre acadêmicos, cooperativas e pesquisadores revelou-se fundamental para o fortalecimento da Rede e a formação de protocolos de pesquisa que serão aplicados na próxima safra de milho visando a minimizar os efeitos na cadeia de produção de milho no Estado do Paraná.

"A Fundação Araucária mobiliza o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do Paraná, criando riqueza e qualidade de vida por meio do conhecimento. Atua também em áreas estratégicas identificadas para o desenvolvimento socioeconômico e aumento da competitividade do Estado, exemplo disso, é esta iniciativa que neste evento podemos identificar novos resultados e o aprimoramento de iniciativas já expostas no segundo seminário", destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa. Os coordenadores das áreas de Inovação e de Prestação de Contas da Fundação Araucária, Luis Brandt e Joana Chrestenzen também estiveram presentes no evento.

GALERIA DE IMAGENS