Pesquisador Cleverson Andreoli recebe Medalha do Mérito Agrônomo 22/11/2022 - 10:01

O colaborador da Fundação Araucária, Cleverson Andreoli, foi homenageado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) com a Medalha do Mérito Agrônomo. A cerimônia ocorreu no mês de outubro, em Foz do Iguaçu.

Profissionais e empresas indicados pelas Câmaras Especializadas, e aprovados pela Comissão do Mérito e Plenário do Conselho, foram homenageados com a Medalha do Mérito (para profissionais), Menção Honrosa (organizações) e a inscrição no Livro do Mérito (profissionais in memoriam) do Crea-PR.

Nas ações da Fundação Araucária o pesquisador Cleverson Andreoli é membro do NAPI Agro e coordenador técnico da pesquisa interdisciplinar sobre o Complexo de Enfezamento do Milho, desenvolvida com apoio também da Seti e pelo Sistema Faep Senar. Participa também da Rede de Agropesquisa de Conservação do Solo e Água.

Escolhido entre os cerca de 14 mil agrônomos registrados no Crea, Andreoli ressaltou que a homenagem é decorrente do conjunto das contribuições científicas de mais de 20 anos, produzidas em vários programas interdisciplinares de pesquisa. “Trata-se do reconhecimento a uma grande equipe de pesquisadores, professores, mestrandos, doutorandos, bolsistas, estagiários, laboratoristas, pessoal administrativo, da qual tenho muita honra de ter participado. A profícua produção científica, gerada com o máximo rigor acadêmico teve um grande impacto científico contudo, mais importante do que isso, foram os benefícios à sociedade gerados pela prática destes resultados”, explicou.

Histórico - Formado pela Universidade Federal do Paraná em 1980 – UFPR, é Mestre em Ciências do Solo e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento também pela UFPR. Atualmente é diretor da empresa CEA – Consultoria e Engenharia Ambiental, e atua na Consultoria Ambiental Andrea Engenheiros Associados. É também membro do Corpo Editorial e do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, e membro permanente da International Water Academy, com sede em Oslo na Noruega. Trabalhou por 35 anos na Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, onde atuou como gerente de pesquisa durante seis anos. Desempenhou o cargo de Superintendente da SUREHMA (agência ambiental do Paraná) e foi também fundador e presidente do NIMAD da UFPR, quando foi criado o Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, em cooperação com Universidades Francesas. Foi presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente – ABEMA, entidade que congrega todas as agências ambientais dos estados brasileiros e da Seção Brasileira da International Association for Impact Assessment. Foi ainda representante do Paraná no Conselho Nacional de Meio Ambiente, de onde recebeu uma moção de reconhecimento pela defesa da causa ambiental brasileira, aprovada por unanimidade de seus 54 membros. Realizou diversas consultorias para entidades internacionais, como o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, na área de gestão ambiental e a FAO, na Area de gestão de recursos hídricos. Trabalhou como professor no mestrado profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE. Foi ganhador de diversos prêmios de pesquisa como: Prêmio FINEP de inovação tecnológica de 1998, Bramex.