Fundação Araucária

25/06/2020

FA investe R$ 146 mil na criação do NIT da Unespar

Foi realizada nesta quarta-feira (24) a reunião online de lançamento do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Por meio da Chamada Pública 13/2017 do Programa de Apoio à Criação, Manutenção e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica no Estado do Paraná, a Fundação Araucária investiu R$ 146.785,00 no desenvolvimento do projeto do NIT da Unespar. 

O coordenador do NIT professor Sebastião Cavalcanti Neto, explicou que o Núcleo vai possibilitar a disseminação das políticas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e apoio à cultura empreendedora na UNESPAR. “Este projeto é resultado de um trabalho colaborativo e só foi possível graças às importantes parcerias e apoio de instituições como a Fundação Araucária e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A Unespar tem um grande potencial para avançar muito em inovação e tecnologia a partir deste Núcleo”, ressaltou. 

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa, foi idealizador da primeira Agência de Inovação do Paraná. Ao falar sobre o trabalho de implantação e direção da Agência PUCPR de Inovação e do PUCPR Tecnoparque, ele destacou a importância destas ações para o avanço da inovação no Estado. 

“Os NITs e as Agências de Inovação estão entre os melhores instrumentos extensionistas das universidades no atendimento às demandas do setor produtivo e da sociedade em geral. Por estar presente em praticamente todas as regiões do Estado, a Unespar é uma das universidades que melhor pode contribuir com o desenvolvimento do Paraná”, disse o diretor. 

O projeto de criação do NIT da Unespar foi elaborado por docentes e pesquisadores do campus de Paranaguá mas terá a participação de pesquisadores de todos os campi, que atuarão de forma conjunta para o desenvolvimento de ações voltadas à inovação e tecnologia. 

Ao agradecer pelo apoio da FA e Seti, o reitor da Unespar Antônio Carlos Aleixo, enfatizou a importância do tratamento adequado dado à Unespar que é a mais nova entre as universidades estaduais. “A Unespar sempre teve uma atenção especial da Fundação Araucária e da Seti para atingir a estrutura que temos hoje. Esse apoio foi fundamental e se antes era vista como uma instituição forte na licenciatura, hoje, temos a certeza de que a Unespar tem condições de participar de diversas ações em todas as áreas de tecnologia e inovação”, afirmou. 

O NIT da Unespar deve promover a inovação e a incorporação de tecnologias que contribuirão para desenvolver estratégias capazes de subsidiar a aproximação entre as pesquisas realizadas na universidade e as demandas encontradas junto a empreendedores, às empresas e da população em geral. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.