Fundação Araucária

20/03/2020

Termina nesta segunda-feira (23) o prazo para submissão de projetos ao Programa de Apoio à Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus

Considerando as Declarações de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional e Nacional pela Organização Mundial da Saúde, e portarias, leis e decretos afins que integram o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV), a Fundação Araucária, em parceria com a Superintendência  Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), lança o Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus. O recurso total destinado a este edital é de R$8 milhões de reais. 

A submissão eletrônica das propostas poderá ser feita até o dia 23/03 e a divulgação dos resultados será realizada no dia 24/03. “O Paraná é um dos estados mais bem preparado para enfrentar essa pandemia do Coronavírus. Com isso, nos sentimos na obrigação de disponibilizar todos os recursos possíveis para auxílio no combate e prevenção dessa doença. Para que essa ação se efetive contamos com o apoio da comunidade científica”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Este edital pretende conceder quotas institucionais de bolsas de extensão às Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Estado do Paraná para o desenvolvimento de projetos voltados a ações de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do novo Coronavírus. As atividades desenvolvidas terão a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e serão executadas nos locais por esta designados.

“Vivemos em um momento de que precisamos muito da ajuda do grande número de pesquisadores renomados e capacitados que o Paraná possui. Temos certeza de que juntos conseguiremos combater esta pandemia”, afirmou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

A chamada pública é destinada prioritariamente a egressos e alunos de cursos da área de Saúde, os quais, neste último caso, estejam cursando os dois últimos anos de formação de seus respectivos cursos, e de forma complementar, a profissionais de outras áreas que desejem atuar junto a tais projetos de extensão, os quais receberão bolsas para desenvolverem ações preventivas, de esclarecimento público, de levantamento de dados e de combate à pandemia do novo Coronavírus.

“Essa é uma oportunidade que atende a necessidade do povo do Paraná. Seguindo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, vamos abrir, em parceria com a Fundação Araucária e as universidades estaduais, um edital para estudantes e recém-formados da área da saúde atuarem como bolsistas em projetos de extensão. Com isso, contribuímos no enfrentamento da propagação do coronavírus e com o tratamento das pessoas infectadas”, disse o superintendente de ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona.


**Esclarecimentos sobre o acúmulo de bolsas

A Fundação Araucária informa que podem concorrer para as bolsas previstas nos itens 5.2.3 a 5.2.6.4, da Chamada Pública 09/2020, que é permitido o acúmulo de bolsas concedidas no âmbito desta Chamada Pública com outros auxílios e bolsas que sejam, porventura, concedidos pela própria Fundação Araucária. Neste sentido, esclarece que podem concorrer, inclusive, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos bolsistas da Fundação Araucária, desde que observados os requisitos específicos para cada bolsa.

Ainda, a Fundação Araucária ressalta que o bolsista interessado deve verificar se bolsas concedidas por outras agências governamentais podem ser acumuladas com o auxílio objeto da presente Chamada Pública.

A Fundação Araucária informa, por fim, que docentes das IES, tanto do quadro permanente, como do quadro temporário, não podem concorrer às bolsas previstas nos itens 5.2.3.2 a 5.2.6.4. O edital prevê que docentes do quadro permanente somente podem ser indicados para os postos de coordenadores, coordenadores adjuntos e orientadores do atendimento na central de informações, mas estas bolsas são inacumuláveis com outros auxílios pagos pela Fundação Araucária e outras agências governamentais de fomento à pesquisa.


Para mais informações acesse: www.fappr.pr.gov.br - Link: Programas (CPs e PIs) - Programas Abertos.

Para dúvidas e qualquer outra informação enviar e-mail para o: fapprdc@gmail.com



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.