Fundação Araucária

17/02/2020

PEIEX realiza evento sobre vendas criativas e inserção no mercado global

Cerca de cem empresários participaram, nesta quinta-feira (13), do evento sobre Vendas Criativas e Soluções para a Internacionalização promovido pelo Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) no CIETEP, em Curitiba. Foram apresentados cases de sucesso de canais de vendas à exportação, roteiro de vendas e marketing criativo, além de diversas soluções de apoio para a inserção no mercado global. 

Iniciativa da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos) e executado na região de Curitiba a partir de uma parceria com a Fundação Araucária, o PEIEX prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos e serviços de forma planejada e segura. 

Durante a palestra, o publicitário e consultor Roni Szuchman destacou que o empresário que pretende exportar precisa ter um diferencial. “Se o empresário não tiver um diferencial, vai ser apenas mais um no mercado. Infelizmente ainda falta muita informação sobre o processo de vendas. Primeiro o empresário lança um produto para então saber como vai fazer para vender, e é o contrário. Por isso a importância da capacitação oferecida pelo PEIEX”, afirma. 

Atendido pelo programa, o proprietário da empresa de alimentos Romanha, César Kulpa, explica que o fato de trabalhar com produtos perecíveis acabou adiando os planos de exportar. “Esse era nosso maior desafio, por isso desenvolvemos alguns produtos e também começamos a produzir congelados o que, hoje, nos permite exportar.” A logística deixou de ser vista como um grande problema. “Agora vemos que temos potencial, por isso estamos buscando no PEIEX a capacitação que precisamos para dar início a este projeto. Inclusive já estamos trabalhando para conseguir uma certificação internacional”, disse o empresário.

O técnico extensionista do PEIEX que acompanha a empresa Romanha, Luiz Otávio de Sá, lembra algo simples, mas nem sempre observado por muitos empresários que querem exportar: se há capacidade produtiva para isso. “O objetivo é que o empresário prospecte novos mercados, mas que continue atendendo o mercado interno. O PEIEX apresenta algumas possibilidades mas o empresário precisa fazer a sua parte”, ressalta o técnico.

“Eventos como estes são mais uma oportunidade para que os empresários conheçam experiências de sucesso e outros meios de ampliarem seus conhecimentos para a inserção no mercado internacional”, destaca o gerente administrativo e financeiro da Fundação Araucária José Ciro de Assunção.  

Eduardo Ribas, analista de relações internacionais do Centro Internacional de Negócios da FIEP-PR, apresentou as soluções oferecidas para as empresas no âmbito da internacionalização. “Ainda observamos um grande número de empresários despreparados para exportar o que ocasiona uma má experiência. Analisamos cada caso para então ofertarmos os serviços que se encaixam naquela necessidade”, explica. 

A coordenadora do PEIEX-Curitiba, que atende 37 municípios do Paraná, Luciana Andreguetto, ressaltou que essa é a primeira capacitação organizada aos empresários em atendimento do núcleo de Curitiba do programa e que outros eventos já estão sendo organizados.  

 

SOBRE O PEIEX

O PEIEX (Programa de Qualificação para a Exportação) é realizado pela Apex-Brasil em 19 Estados e no Distrito Federal, por meio de Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa, cobrindo 1.187 municípios.

SOBRE A APEX-BRASIL

 A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

 SERVIÇO:

Núcleo Operacional do PEIEX Curitiba / PR

Local: Av. Comendador Franco, 1341. FIEP - Campus Indústria.

Horário de funcionamento: 8h às 12h - 14h às 18h. 

Contatos: 3218-9273


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.