Fundação Araucária

11/02/2020

Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores recebe o investimento de mais de dois milhões de reais

A Araucária divulgou nesta segunda-feira (10) o resultado da chamada pública referente ao Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores “Programa Primeiros Projetos – PPP” (Acordo CNPq/FA). O recurso total destinado a este edital é de R$2.247.351,79, englobando 56 projetos.

“O objetivo desta chamada pública é a de apoiar a execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica das Instituições de Ensino Superior, dos Institutos de Pesquisa, públicas ou privadas, e das Organizações Sociais, oferecendo suporte à fixação de jovens pesquisadores nas instituições e nucleação de novos grupos de pesquisa, nas diferentes áreas do conhecimento”, destaca o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa.

A área que mais teve projetos aprovados foi a de exatas, com o total de 11, seguida da área de engenharias com 10, de ciências biológicas com 9, de ciências da saúde com 8, de ciências agrárias e humanas com 7, de ciências sociais com 3 e letras com 1. Os projetos serão executados em até 24 meses e terão o orçamento máximo de R$ 50.000,00. As propostas passaram por análises documental, de consultores ad hoc e também pelo julgamento e classificação do comitê consultivo da Fundação Araucária e do CNPq.

“Uma das prioridades do governo do estado é a de investir fortemente na pós-graduação, e para que isso se torne possível, precisamos que nossos jovens pesquisadores permaneçam nas instituições de origem e colaborem com o desenvolvimento da região e da área que atuam”, ressaltou o superintendente de ciência, tecnologia e ensino superior, Aldo Bona, no momento em que foi apresentada a homologação da chamada pública do Programa Primeiros Projetos.

Para ter acesso ao resultado do edital basta acessar: www.fappr.pr.gov.br – link: Atos e Notas – Atos 2020.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.