Fundação Araucária

23/12/2019

Internacionalização em casa - Araucária investirá na atração de pesquisadores do Reino Unido para o PR

Apoiar a vinda de pesquisadores britânicos para o Brasil, a fim de estabelecer colaborações entre instituições do Reino Unido e paranaenses, este é um dos objetivos da chamada pública - UK Academies. Para o edital que foi lançado no último dia 13, o investimento da Fundação Araucária será de até R$110 mil. 

Este programa tem visa a criação de oportunidades de internacionalização, com o intuito de contribuir na qualificação dos programas de pós-graduação das universidades do Estado do Paraná. O edital é realizado em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em harmonia com nova estratégia da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) para internacionalização com maior disseminação local. 

 O fomento aos pesquisadores se dará por três maneiras: Fellowships (para período de 6 a 36 meses) e Research Mobility Grants (missões de 15 dias a até 3 meses). As propostas deverão ser enviadas entre os dias 20 de janeiro e 6 de abril de 2020 por meio do endereço https://sigconfap.ledes.net/.

São elegíveis pesquisadores britânicos das áreas de ciências naturais, engenharia, ciências médicas, ciências sociais e humanidades. Os proponentes devem ser pesquisadores doutores a pelo menos dois anos ou acima de sete anos (senior researchers). 

Para participar é preciso haver um pesquisador doutor colaborador no Brasil, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado, como co-proponente (host researcher). Os pesquisadores do Paraná; devem ficar atentos aos critérios de elegibilidade que podem ser exigidos pela Fundação Araucária. 

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Fundações de Amparo à Pesquisa ou pelo e-mail fundonewton.confap@gmail.com. 

Acesse aqui a Chamada: http://confap.org.br/pt/editais/36/confap-cnpq-the-uk-academies-2019
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.