Fundação Araucária

11/06/2019

Pesquisadores se reúnem para construir visão estratégica sobre o Corredor Ferroviário Bioceânico

A Fundação Araucária promoveu, nesta terça-feira (11), o Workshop Corredor Ferroviário Bioceânico e o Desenvolvimento do Paraná. O principal objetivo é a formação de uma rede de pesquisadores que tenham uma visão técnica e estratégica para construir uma proposta de trabalho junto ao Governo do Estado.

 

O encontro reuniu pesquisadores das Universidades Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Estadual de Londrina (UEL), Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

 

“Há uma grande expectativa do Governo do Estado em relação ao potencial humano que temos em nossas universidades e que tem muito a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Por isso estamos formando vários Arranjos de Pesquisa, Extensão e Inovação para reunir estes pesquisadores em projetos que atendam às demandas do Estado”, ressaltou o presidente da Araucária Ramiro Wahrhafitg.  

 

Durante a reunião foi apresentado o trabalho realizado pela equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) e a proposta de Trabalho dos pesquisadores da UNILA.

 

O grupo discutiu a necessidade de uma cooperação entre as instituições para prover um sistema confiável de informações, visão estratégica e proposta de implementação de ações, e estabelecer parcerias nacionais e internacionais envolvidas na rota do Corredor Ferroviário Bioceânico.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.