Fundação Araucária - CT&I Notícias

29/05/2019

UEPG divulga dados e concorrências do Vestibular de Inverno

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terá 10.880 candidatos participando o Vestibular de Inverno da instituição, marcado para os dias 7 e 8 de julho. Os dados estatísticos fazem parte da divulgação dos números sobre a prova - a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) divulgou os documentos que traçam um perfil socioeconômico dos postulantes às vagas na UEPG.


Um dos dados divulgados pela CPS diz respeito a proporção candidato/vaga (ele pode ser conferido aqui). Segundo o documento, o curso de Medicina segue sendo o mais concorrido, com 509 candidato para cada vaga na cota universal, 160 candidatos por vaga na disputa por cotas de escola pública e 32,5 candidatos para cada vaga ofertada na modalidade cota para negros.

Em seguida, o Curso de Odontologia figura como o segundo mais concorrido com 39 candidatos para cada vaga na modalidade universal, 22 candidatos para cada vaga na disputa por cotas públicas e 4,3 candidatos para cada vaga ofertada na cota para negros. Já o curso de Direito noturno tem 28 candidatos para cada vaga na cota universal, 12 candidatos para cada vaga na modalidade de escola pública e 2 candidatos para cada vaga na modalidade de cotas para negros.

O coordenador da CPS, Edson Luis Marchinski, destaca que os números são importantes para a compreensão do processo seletivo e também de quem busca ter acesso à Universidade Pública. "Esses números são fundamentais para a que Universidade possa compreender o perfil do aluno e da aluna que busca ingressar na instituição", destaca o coordenador. 

Conhecimento sobre a prova

Os dados divulgados pela CPS também tratam da fonte de informação dos candidatos sobre o Vestibular da UEPG. Segundo o levantamento, 36% dos postulantes a uma vaga na Universidade souberam do processo seletivo a partir de colegas de escola ou de cursinho, enquanto outros 22% tiveram conhecimento do Vestibular a partir da internet - 12% dos(as) candidatos(as) apontaram "outro meio" como forma de conhecimento sobre a prova.

Distribuição por estado civil e origem

O levantamento da CPS mostra ainda que 95% dos(as) candidatos(as) se declararam solteiros, enquanto apenas 2,42% se disseram casados e outros 2,05% optaram pela condição "outro". A organização do Vestibular também revelou o Estado e a cidade de origem dos postulantes as vagas na Universidade.

Segundo esses dados, 81% dos(as) candidatos(as) são paranaenses e outros 9% são originários do Estado de São Paulo. Também há no levantamento registros de candidatos(as) de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Candidatos(as) que declararam ter nascido em Ponta Grossa somam 30% do total de postulantes do processo seletivo.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.