Fundação Araucária - CT&I Notícias

07/05/2019

Abipti realiza curso Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em CT&I

Nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio acontece a segunda edição do curso “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em CT&I: da teoria à prática“. O curso será realizado no Sebralab, no Parque Tecnológico de Brasília – BioTic, em Brasília – DF. A iniciativa faz parte do programa Abipti Capacita, é gratuita e aberta tanto aos associados e parceiros, quanto ao público geral que tenha interesse em conhecer o trabalho da associação.

O objetivo do curso é capacitar os associados em relação aos principais conceitos, métodos e técnicas para a elaboração e gestão de projetos direcionados para as agências de fomento e instituições de apoio financeiro à CT&I (FINEP, CNPq, BNDES).

A capacitação será coordenada pelo economista e especialista em inovação tecnológica, Félix Andrade da Silva. O instrutor, que atualmente é assessor da Abipti, também foi diretor de relações interinstitucionais da Associação.

Felix tem colaborado com diversas instituições e agências, como Embrapa, CGEE, MCTIC, CNPq, FINEP, UNESCO, BID, IICA, ABIPTI, SEBRAE e FAPs, onde desenvolveu atividades de consultoria em planejamento estratégico, projetos de inovação, parques tecnológicos, incubação de empresas de base tecnológica e qualificação de tecnologias para o mercado.  Trabalhou cerca de oito anos no Sebrae Nacional, onde foi responsável pela concepção e pela implementação do Programa SEBRAEtib.

O conteúdo do curso foi pensado para empresários de micro e pequenas empresas; empreendedores de empresas incubadas; analistas, pesquisadores e gestores de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. As vagas são limitadas e as inscrições, que já estão abertas, podem ser realizadas em https://materiais.abipti.org.br/inscricoes-elaboracao-projetos-captacao-recursos-brasilia .

Nos primeiros dias os participantes terão aulas teóricas, nas quais aprenderão desde conceitos básicos aplicados à ciência, tecnologia e inovação; contexto da inovação no Brasil; e Marco Legal e políticas de apoio à inovação, até tipos de projetos, principais características e fatores críticos de sucesso; falhas comuns observadas na concepção e elaboração de projeto; e metodologias e ferramentas aplicáveis à elaboração.

No terceiro dia acontece a oficina em grupo, que prevê exercícios práticos.

SERVIÇO

Evento: Curso “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em CT&I: da teoria à prática”

Data: 29, 30 e 31 de maio.

Horário: Dias 29 e 30 – Das 8h:30 às 12:30 e de 14h às 18h.

Dia 31 – Das 8h:30 às 12h:30.

Local: SebraeLab – Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC

Contato: (61) 3348-3131 ou pelos e-mails: bibiana@abipti.org.br e nair@abipti.org.br

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.