Fundação Araucária - CT&I Notícias

07/03/2019

Programa estimula rede de pesquisa internacional

Com o objetivo de selecionar projetos conjuntos de pesquisa no âmbito do Programa de Cooperação Científica Estratégica com o Sul Global/COOPBRASS, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (6), o Edital nº 5/2018 .

O COOPBRASS busca estimular o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica entre instituições brasileiras de ensino superior (IES) ou científicas, tecnológicas e de inovação (ICT) – sejam públicas ou privadas sem fins lucrativos, e entidades similares sediadas em países em desenvolvimento.
Estão aptos para participar do Programa 65 países com os quais o Brasil mantem Acordo ou Memorando de Entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia da África, Ásia, Oceania, América Latina e Caribe.
A Capes disponibilizará um montante anual de mais de R$2,9 milhões, para financiar as propostas, que tenham planejamento de atividades para até quatro anos. Cada país custeará a sua equipe.

Cronograma

As propostas podem ser encaminhadas pelas instituições brasileiras, de 1º de abril a 31 de maio, exclusivamente, pela página de inscrição. Os resultados estão previstos para o dia 31 de outubro e as atividades devem começar em janeiro de 2020.

Programa

Originalmente foi lançado pelo Edital nº 40/2018, para selecionar Projetos Conjuntos de Pesquisa em todas as áreas do conhecimento. O Programa pretende formar uma rede de pesquisa, para aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação, além de apoiar redes de colaboração já existentes.

Projetos

As propostas devem ter caráter institucional e ser coordenadas por um docente doutor, além de envolver ao menos uma instituição em cada país. Projetos no Brasil devem conter uma instituição principal e até duas associadas brasileiras. Os projetos no exterior contarão com uma instituição principal presente em um dos países aptos e até uma instituição associada estrangeira.

Fonte: Redação CCS/CAPES)



 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.