Fundação Araucária - CT&I Notícias

07/02/2019

Capes divulga inscrições para seleção para Professor Visitante no Exterior

As inscrições para seleção de candidatos para participar do Programa Professor Visitante no Exterior (PVEx), conforme comunicado da Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Edital Nº 1/2019) estão abertas até 06 de março de 2019. O programa oferece bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado.

O público-alvo são pesquisadores e/ou professores doutores que possuam vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa com reconhecida produtividade científica e tecnológica que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas de conhecimento.

O Programa de Professor Visitante no Exterior divide-se em duas categorias de bolsa. A categoria de Professor Visitante no Exterior Júnior, destina-se a professores ou pesquisadores, com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, institutos ou centros de pesquisa do Brasil, que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento, com titulação obtida há, no máximo, dez anos, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo. A categoria Júnior proporciona oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas para professores e pesquisadores em fase de consolidação acadêmica, com vínculo institucional.

Objetivos e Bolsas

Os objetivos do programa são incentivar a criação de parcerias e o início de uma consolidação de uma rede de pesquisa internacional existente; contribuir para o estabelecimento e manutenção do intercâmbio científico por meio de contínua formação dos docentes e pesquisadores inseridos nas diversas áreas de pesquisa no país; desenvolver os centros de ensino e pesquisa brasileiros com o retorno dos pesquisadores; e ampliar o nível de colaboração e de publicação conjuntas entre os pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. Também visa ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência; mar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira; e promover o aprimoramento dos docentes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e centros de pesquisas brasileiros.

A Capes oferece bolsa aos doutores brasileiros e residentes no Brasil, como forma de desenvolvimento e aprimoramento da capacidade nacional em pesquisa, tecnologia e inovação. O Edital visa à concessão de até 150 bolsas de Professor Visitante no Exterior, sendo 75 para cada categoria do programa, levando em consideração o resultado final do respectivo processo seletivo. Quanto à duração da bolsa, será definida com base no período aprovado pelas instituições de origem e destino em consonância com cronograma de execução do projeto proposto, devendo simultaneamente, respeitar os limites de no mínimo quatro meses e no máximo 12 meses.

O resultado preliminar da seleção será divulgado a partir de 20 de maio de 2019 no Diário Oficial da União (DOU) e na página do Programa (www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-professor-visitante-no-exterior) com a relação de todos os recomendados dentro do quantitativo de vagas considerando a priorização realizada nos comitês científicos.

A parir de 17 de junho de 2019, ocorre a divulgação do resultado final da seleção no Diário Oficial da União (D.O.U), na página eletrônica da Capes  e por meio de correspondência eletrônica enviada ao candidato solicitando a confirmação de interesse e os documentos que serão necessários para a concessão da bolsa. A desistência por parte de candidato aprovado no processo seletivo deve ser informada pelo link linhadireta.capes.gov.br, no prazo máximo de 10 dias após a divulgação do resultado final.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente por meio eletrônico, no endereço do Programa na página da Capes. O Início dos estudos no exterior será de setembro a dezembro de 2019.

Para informações adicionais sobre questões como requisitos para inscrição; documentação exigida; bolsas; e seleção/etapas, os interessados devem acessar o endereço: www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/04022019_Edital_01_2019_PVE.pdf


Fonte: (Brasília – CCS/CAPES).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.