Fundação Araucária

30/01/2018

Confap participa de workshop da Fundação Bill e Melinda Gates para construção de chamada conjunta

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) participou na última semana do Data Science for Maternal & Child Health Workshop, promovido pela Fundação Bill e Melinda Gates, em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo foi debater e formatar uma nova chamada conjunta voltada para a saúde materna-infantil no Brasil.

O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de janeiro, em Salvador (BA). O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, representou o Confap no evento, que também contou com a participação do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Lázaro Cunha. Participaram, ainda, representantes da Fundação Bill e Melinda Gates, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fiocruz.

O Workshop proporcionou aos parceiros uma revisão sobre dados da saúde materna-infantil no Brasil e sobre as ferramentas existentes para a construção da chamada conjunta entre as entidades, incluindo os tópicos prioritários para investimento. Pelo lado do Confap, é avaliada a parceria das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) com financiamento adicional às propostas aprovadas.

O presidente da Fundação Araucária e representante do Confap, Paulo Brofman, ressaltou que a parceria entre as entidades tem sido muito produtiva e deverá render novos desdobramentos. “Este evento foi extremamente organizado e produtivo, com a participação maciça de todos parceiros envolvidos. Tivemos como resultado a elaboração de um edital focado no Brasil, que em breve será lançado. Este edital tem como objetivo o mapeamento da saúde materna-infantil para a partir dele definir diretrizes para esta área. A parceria entre a Fundação Melinda Gates e o Confap vem rendendo muitos frutos. Até agora foram realizados 11 projetos a partir deste trabalho em conjunto, sendo de fundamental importância para o fortalecimento e evolução de iniciativas voltadas à saúde materna-infantil”, ressaltou.

Confap e Fundação Bill & Melinda Gates

A Fundação Bill & Melinda Gates é parceira do Confap desde 2011, por meio do programa de financiamento de pesquisa Grand Challenges Explorations, que procura ideias arrojadas de indivíduos inovadores para solucionar os maiores desafios em Saúde e Desenvolvimento. Com a assinatura de um Memorando de Entendimento – posteriormente renovado em 2016 – já foram contempladas, em parceria com as Fundações, onze propostas de cinco estados diferentes.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Confap, com informações da Fundação Araucária.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.