Fundação Araucária

18/05/2017

Workshop apresenta oportunidades internacionais para Fundações de Amparo à Pesquisa

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realizou no último dia 17, um Workshop destinado a repassar informações e orientações sobre as diversas cooperações internacionais para representantes das Fundações executarem suas parcerias. O workshop foi realizado no Hotel Real Classic, em Aracaju. O presidente e diretor científico da Fundação Araucária, Paulo Brofman e Nilceu Jacob Deitos respectivamente, também estiverem presentes no Workshop.

O workshop foi aberto pela presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Ela ressaltou a importância das parcerias internacionais do Confap para o desenvolvimento de chamadas e abertura de oportunidades aos pesquisadores brasileiros e, também, no processo de internacionalização da pesquisa desenvolvida no Brasil.

Os trabalhos foram iniciados com a participação italiana. Sob coordenação do conselheiro Científico da Embaixada da Itália, Roberto Bruno, foi apresentada a política de cooperação acadêmica e científica da Itália no Brasil. Roberto Bruno ressaltou a presença da participação italiana no País, incluindo o registro de cidadãos italianos dentro das universidades e instituições de pesquisa e sua contribuição para o desenvolvimento da ciência no Brasil. Ele reforçou a necessidade da promoção das oportunidades de cooperação com a Itália e das potencialidades de acordos dentro dos quadros de cooperação.

Em seguida, foram apresentadas oportunidades de cooperação com o Reino Unido, por meio do Fundo Newton, sob a coordenação da gerente do projeto pelo British Council, Camila Almeida. Ela ressaltou as oportunidades abertas, sobretudo doResearcher Connect, Researcher Links e Institutional Links, e principalmente sobre a necessidade do pesquisador encontrar parceiros britânicos, a exemplo dos classificados disponibilizados pela plataforma Universities UK.

A assessora internacional do Confap para a União Europeia, Elisa Natola, deu sequência às apresentações, destacando as parcerias com os países membros do bloco. Ela ressaltou a cooperação com o Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC) e o acordo com as universidades italianas, que em breve resultará em uma chamada para pesquisa conjunta entre pesquisadores dos dois países. Também apresentou outras oportunidades que têm sido trabalhadas juntos às FAPs, como o JPI Water, os projetos INCOBRA, CEBRABIC e as Bolsas Individuais Marie Curie (MSCA Individual Fellowships).

Dando sequência, a assessora internacional do Confap, Flávia Cerqueira, apresentou o status dos projetos em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, que possui uma chamada em parceria com as Fundações; também da execução do Fundo Newton; e, ainda, com o INRIA-CNRS, da França. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Confap.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.