Fundação Araucária

26/01/2017

Samuel Goldenberg é o vencedor do prêmio Almirante Alvaro Alberto 2017

O diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC) da Fundação Oswaldo Cruz do Paraná, Samuel Goldenberg é o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, a mais importante honraria em ciência e tecnologia do País, concedida pelo CNPq em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil. A indicação do diretor do Instituto Carlos Chagas partiu da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 Samuel Goldenberg possui Graduação (1973) e Mestrado (1975) em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília, Doutorado (Doctorat D’Etat ès Sciences) pela Universidade de Paris VII (1981) e é Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 1982. Foi o coordenador da implantação da Fiocruz no Paraná, foi Diretor do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e é Diretor do Instituto Carlos Chagas (ICC, Fiocruz-Paraná). Atua na área de Biologia Molecular, com ênfase em Parasitologia Molecular, focando estudos sobre diferenciação de Trypanosoma cruzi, regulação da expressão gênica em parasitos, genômica funcional e desenvolvimento de insumos para diagnóstico. Participa ativamente da formação de recursos humanos já tendo orientado 16 dissertações de Mestrado e 19 teses de Doutorado. 

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz, 2006-2008) e da Sociedade Brasileira de Genética (SBG, 2013-2014). Foi membro do Comitê Assessor de Genética do CNPq. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Diagnóstico em Saúde Pública. Foi agraciado em 2006 com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Comendador, em 2010 com a Ordem do Mérito Médico na Classe Comendador e em 2011 recebeu a Medalha Samuel Pessoa da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz). É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, foi agraciado em 2006 com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Comendador, em 2010 foi agraciado na Classe Comendador com a Ordem do Mérito Médico e em 2011 recebeu a Medalha Samuel Pessoa da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz).Publicou 143 trabalhos científicos, teve 6 capítulos de livros publicados. Tem 121 trabalhos publicados, e mais de 2800 citações, na Web of Science. Seu índice H no ISI é 27

O Prêmio

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia foi instituído em 1981, ainda como Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia. A premiação consiste em medalha, diploma, importância em dinheiro equivalente a R$ 200 mil e uma viagem à Amazônia, a bordo do navio de Assistência Hospitalar na Amazônia, oferecida pela Marinha do Brasil à agraciada.Em 1986, passou a fazer referência ao Almirante, engenheiro idealizador e primeiro presidente do CNPq.É concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida.

 

Fonte: CNPQ.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.