Projeto Extensão Tecnológica Empresarial 2008-2010


O Programa "Universidade Sem Fronteiras: Extensão Tecnológica Empresarial", já encerrado, buscava estimular a integração entre os professores e/ou pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa, com o objetivo de fomentar o surgimento de novos empreendimentos e o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos, propiciando condições de acesso a conhecimentos tecnológicos e de gestão, por um período mais longo. O programa obteve resultados concretos na geração de emprego e renda, com impactos sociais e econômicos significativos em nível local e regional.
  
  barra 

Objetivos

  • Atendimento preferencial aos mercados consumidores emergentes, inserindo os empreendimentos no contexto das atividades industriais e de serviços da economia paranaense.
  • Descentralização do desenvolvimento econômico com a priorização das regiões de baixo IDH do estado do Paraná e periferia das grandes cidades.
  • Criação de condições para a geração de emprego e renda contribuindo para a fixação de profissionais em cidades de menor porte.
  • Estímulo à cooperação entre pesquisadores/instituições de pesquisa e micro e pequenos empreendimentos, organizações sociais e cooperativas. 
- Leia aqui o texto da Chamada na íntegra

barra 

Situação atual

  • Fechada para recebimento de propostas. 
barra

Notícias

03/02/2010: Continuidade dos Projetos do Programa de Extensão Tecnológica Empresarial
A SETI, por meio da Fundação Araucária, abriu a possibilidade de prorrogação dos projetos em andamento do Programa de Extensão Tecnológica Empresarial do Universidade Sem Fronteiras.
 
18/12/2009
Modelo de Relatório Técnico Final já está disponível
A Diretoria da FA disponibiliza o modelo de arquivo a ser seguido na confecção do Relatório Técnico Final
- Relatório Técnico Final USF - ETE
 
09/03/2009: Fundação convida Instituições a apresentarem proposta de apoio institucional
Considerando o disposto nos itens 6.4.5 e 6.9 da Chamada de Projetos 07/2008, a Diretoria Executiva da Fundação Araucária convida as Instituições a apresentarem proposta de apoio institucional à execução dos projetos contratados no âmbito da chamada 07/2008, até o próximo dia 31/03/2009.
- Leia o Comunicado 01/2009
- Baixe o formulário de apoio (em DOC)
 
25/11/2008: Solenidade de lançamento do programa em Curitiba 
No dia 27 de novembro de 2008, às 14h, acontecerá a solenidade de lançamento do Programa de Extensão Tecnológica Empresarial em Curitiba. O Evento será realizado no Centro de Convenções de Curitiba, situado na Rua Barão do Rio Branco, 370. O termo de compromisso com os parceiros será assinado pela manhã (às 10h) durante uma reunião técnica.
 
12/06/2008: Lançado edital de Extensão Tecnológica Empresarial 
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes, autoridades universitárias e convidados da classe empresarial receberam no último dia 11, a visita da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto e do Diretor de Administração e Finanças da Fundação Araucária, Fernando Antonio Prado Gimenez, que estiveram em Ponta Grossa para apresentar e lançar o edital “Extensão Tecnológica Empresarial”, um dos cinco subprogramas do Programa “Universidade Sem Fronteiras”.
 
barra

Ofertantes 

Treinamento e Assistência Técnica
o Solange Teresinha Carpes (UTFPR - Pato Branco)
Agroindústrias; Segurança Alimentar; Análise e Microbiologia de Alimentos

barra 

Demandantes

Recomendar esta página via e-mail: