• As ações da Fundação Araucária de fomento a pesquisas com foco na solução de questões urbanas fizeram parte da programação de palestras, desta quinta-feira, do estande do Governo do Estado no Smart City Expo Curitiba 2024, versão brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Atualmente a Instituição conta com cerca de 20 redes colaborativas de pesquisas voltadas às questões urbanas.
  • O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Fundação Araucária, tem contribuído para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Desde 2008, já foram mais de cinco mil atendimentos em Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral.
  • O Simpósio de Energia Limpa e Sustentabilidade, organizado pela Embaixada da Austrália no Brasil com o apoio da Fundação Araucária, reuniu especialistas e pesquisadores, nesta segunda (18) e terça-feira (19) em Curitiba, com o objetivo de estabelecer conexões entre australianos e brasileiros nas áreas temáticas de sustentabilidade e transição energética.
  • Engajar a sociedade na definição de prioridades para a ciência, tecnologia e inovação. Esse é o objetivo da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, mobilizada pelo Governo do Estado para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável com base no conhecimento. O evento será nos dias 3 e 4 de abril, em Curitiba, com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, segmento produtivo empresarial e terceiro setor.
Coronavírus

Enfrentamento Coronavírus

Ucranianos

Cientistas Ucranianos

Internacionalização

Araucária Internacional

Cátedra

Cátedra Araucária

Coronavírus

Enfrentamento Coronavírus

As ações de enfrentamento ao Coronavírus da Fundação Araucária objetivam apoiar projetos de pesquisa que contribuam nas políticas do Estado e do País, contra o Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves.

Saiba mais »

Ucranianos

Cientistas Ucranianos

As Ações de Acolhimento aos Cientistas Ucranianos tem o objetivo humanitário de receber pesquisadores e suas famílias, integrando-os a partir da vivência acadêmica e social; oportunizando a integração entre a cultura ucraniana e a brasileira, com a transformação da pesquisa em ações para o desenvolvimento social da comunidade paranaense. Veja aqui tudo relacionado a esta ação humanitária do Governo do Paraná por meio da Araucária:

Saiba mais »

Internacionalização

Araucária Internacional

O Programa de Internacionalização da Fundação Araucária visa implementar atividades de apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação por meio de parceiros internacionais, focado em regiões estratégicas para o desenvolvimento da CT&I do Paraná.

Acessar >>

 

escola doutoral

Cátedra Araucária

O principal objetivo da Cátedra Araucária é estimular e integrar as pesquisas científicas e a inovação técnica focadas no desenvolvimento territorial sustentável, tendo como referência geopolítica o Eixo Capricórnio em um contexto de mudanças climáticas e de transformação digital. A iniciativa é fundamentada na teoria dos commons, engenharia & gestão do conhecimento e educação digital. 

Acessar

PDI Brasil e Mundo

  • O Governo do Estado marca presença na 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, que acontece na capital paranaense entre os dias 20 e 22 de março, no Centro de Eventos Positivo, dentro do Parque Barigui. Serão mais de 20 painéis sobre projetos e investimentos estaduais em tecnologia, inovação, leis de incentivo, turismo inovador, programas para o empreendedor, qualificação profissional e governo digital.
  • Durante sessão do 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, em Brasília, houve a formalização da parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Iniciativa Amazônia+10, liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Foi realizada na tarde de quarta-feira, 13 de março, em Brasília/DF, a primeira reunião do ano do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) com a presença de presidentes e representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). A reunião integra a programação do 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP.
  • Brasília (DF) recebe até sexta-feira (15) o 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP. O evento reúne secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e promove o diálogo com entidades e agências de fomento à CT&I federais e internacionais sobre temas prioritários da política científica e tecnológica brasileira.

Consultar Protocolo

Pesquise o cadastro e histórico do andamento de processo do Sistema Integrado de Documentos em Tramitação na Administração Estadual.

Registrar Protocolo

Cidadãos, empresas, órgãos e entidades públicas podem fazer solicitações a qualquer órgão do Governo do Estado pela internet.

Assista Todos os vídeos

Programas Bolsa Sênior e de Desenvolvimento da Pós graduação no Paraná
Escola Internacional de Pesquisa e Inovação Colaborativa - 19 de junho
Escola Internacional de Pesquisa e Inovação Colaborativa - 18 de junho
Escola Internacional de Pesquisa e Inovação Colaborativa - 17 de junho
Escola Internacional de Pesquisa e Inovação Colaborativa - 16 de junho