• Entre os dias 7 e 13 de abril, os pesquisadores australianos tiveram a oportunidade de explorar o ecossistema do Paraná, discutir interesses comuns e iniciar negociações para uma colaboração significativa. A Missão, organizada pela Fundação Araucária, incluiu visitas a instituições de pesquisa, áreas naturais e encontros com renomados cientistas brasileiros. Na última segunda-feira (08), os pesquisadores puderam conhecer um pouco do funcionamento da Araucária, o evento foi realizado nas dependências da Instituição.
  • A 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação está com inscrições abertas até 24 de abril. O encontro acontecerá nos dias 25 e 26, no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. A expectativa é reunir 400 participantes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre pesquisadores, professores e estudantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, além de representantes da sociedade civil, gestores governamentais e agentes do setor produtivo empresarial.
  • O Research Summit em Desenvolvimento Sustentável em Agroalimentar e Silvicultura reúne, até sexta-feira (12) na Federação das Indústrias do Paraná em Curitiba, cerca de 50 pesquisadores e profissionais da área, do Paraná e de Québec (Canadá), para discutir soluções inovadoras visando a sustentabilidade nesses setores.
  • Cada vez mais presente no mundo dos negócios, a inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias com maior impacto nas empresas. Com o objetivo de incentivar o uso de IA nas empresas paranaenses, foi lançado nesta terça-feira (9) durante a Expolondrina, o programa HUB X IA. Um modelo inovador de apoio e incentivo à inteligência artificial para empresas, que terá o investimento de R$ 15 milhões do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária.
Coronavírus

Enfrentamento Coronavírus

Ucranianos

Cientistas Ucranianos

Internacionalização

Araucária Internacional

Cátedra

Cátedra Araucária

Coronavírus

Enfrentamento Coronavírus

As ações de enfrentamento ao Coronavírus da Fundação Araucária objetivam apoiar projetos de pesquisa que contribuam nas políticas do Estado e do País, contra o Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves.

Saiba mais »

Ucranianos

Cientistas Ucranianos

As Ações de Acolhimento aos Cientistas Ucranianos tem o objetivo humanitário de receber pesquisadores e suas famílias, integrando-os a partir da vivência acadêmica e social; oportunizando a integração entre a cultura ucraniana e a brasileira, com a transformação da pesquisa em ações para o desenvolvimento social da comunidade paranaense. Veja aqui tudo relacionado a esta ação humanitária do Governo do Paraná por meio da Araucária:

Saiba mais »

Internacionalização

Araucária Internacional

O Programa de Internacionalização da Fundação Araucária visa implementar atividades de apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação por meio de parceiros internacionais, focado em regiões estratégicas para o desenvolvimento da CT&I do Paraná.

Acessar >>

 

escola doutoral

Cátedra Araucária

O principal objetivo da Cátedra Araucária é estimular e integrar as pesquisas científicas e a inovação técnica focadas no desenvolvimento territorial sustentável, tendo como referência geopolítica o Eixo Capricórnio em um contexto de mudanças climáticas e de transformação digital. A iniciativa é fundamentada na teoria dos commons, engenharia & gestão do conhecimento e educação digital. 

Acessar

PDI Brasil e Mundo

  • A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o diretor da empresa Hi-Mix para conhecer o supercomputador indiano do projeto Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napi) em Bioinformática. Celso Saito, diretor-presidente da fabricante de peças de microeletrônica, visitou o equipamento chamado Paramshavack, feito pelo Centro para o Desenvolvimento de Computação Avançada (C-dac), da Índia, no Campus Uvaranas. A visita aconteceu em 12 de março e foi mediada pelo coordenador do Napi da UEPG, professor Roberto Ferreira Artoni; Jorge Edison Ribeiro, pesquisador-sênior da Fundação Araucária; e o diretor do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) da UEPG, Luiz Gustavo Barros.
  • O Governo do Estado marca presença na 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, que acontece na capital paranaense entre os dias 20 e 22 de março, no Centro de Eventos Positivo, dentro do Parque Barigui. Serão mais de 20 painéis sobre projetos e investimentos estaduais em tecnologia, inovação, leis de incentivo, turismo inovador, programas para o empreendedor, qualificação profissional e governo digital.

Consultar Protocolo

Pesquise o cadastro e histórico do andamento de processo do Sistema Integrado de Documentos em Tramitação na Administração Estadual.

Registrar Protocolo

Cidadãos, empresas, órgãos e entidades públicas podem fazer solicitações a qualquer órgão do Governo do Estado pela internet.

Assista Todos os vídeos

Programas Bolsa Sênior e de Desenvolvimento da Pós graduação no Paraná
Escola Internacional de Pesquisa e Inovação Colaborativa - 19 de junho
Escola Internacional de Pesquisa e Inovação Colaborativa - 18 de junho
Escola Internacional de Pesquisa e Inovação Colaborativa - 17 de junho
Escola Internacional de Pesquisa e Inovação Colaborativa - 16 de junho