Vacina contra Covid-19 x vacina contra a gripe: o que você precisa saber 01/05/2021 - 01:12

Desde o dia 12 de abril, o Sistema Único de Saúde (SUS) está realizando a 23ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe, ao mesmo tempo em que ocorre a vacinação contra a Covid-19 em todo o país.

As duas campanhas pretendem imunizar aproximadamente 80 milhões de pessoas. O Ministério da Saúde estima vacinar contra a gripe 90% dos públicos-alvo até 9 de julho.

Diante da situação, surgem dúvidas se há necessidade de se tomar os dois imunizantes e qual deles priorizar neste momento. Neste contexto, a doutora Natália Guerra Silva, farmacêutica e professora da UENP, responde a algumas perguntas frequentes sobre o tema.

UENP: Por que é importante tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19?

Natália: Na primeira dose, temos a ativação do sistema imune para despertar o reconhecimento do SARSCOV-2, e com a segunda dose temos uma reposta mais efetiva contra este vírus, fazendo com que o nosso organismo possa reconhecer e eliminar o vírus quando entrarmos em contato com ele.

UENP: Posso tomar as duas doses da vacina contra Covid-19 ao mesmo tempo?

Natália: Não pode, pois o sistema imune precisa do tempo para o reconhecimento e ativação, para que depois ele consiga fazer uma resposta efetiva com a segunda dose. E cada tipo de vacina tem um tempo diferente entre a primeira e segunda dose, dependendo do mecanismo de ativação do sistema imunológico.

UENP: Quem já teve ou está com a Covid-19 pode tomar a vacina?

Natália: Quem está com a Covid-19, o ideal é esperar 21 dias dos primeiros sintomas para tomar a Vacina contra o Coronavírus. Quem já teve a Covid-19, deve se imunizar sim, pois há vários relatos de nova infecção com subtipos diferentes de Coronavírus.

UENP: Quem pode se vacinar contra a influenza?

Natália: Inicialmente o público alvo para a vacinação da gripe (influenza) são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; indivíduos com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, policiais); forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários. A lista completa está disponível no site do Ministério da Saúde.

UENP: Quem pode se vacinar contra a Covid-19?

Natália: Atualmente a vacinação está disponível para Indígenas; profissionais de saúde; e idosos, mas seguindo os escalonamentos de cada município. A medida que as vacinas estão sendo distribuídas aos municípios, a faixa etária vem diminuindo gradativamente. A lista completa dos grupos prioritários da vacina para a Covid-19 também está disponível do site do Ministério da Saúde.

UENP: Qual vacina tomar primeiro: contra a influenza ou a Covid-19?

Natália: Qualquer uma das duas vacinas podem ser tomadas primeiro, se você se encaixa no grupo prioritário de qualquer uma delas, pode tomar a vacina. A única coisa de deve ser respeitado é o intervalo entre as vacinas. Você deve dar um intervalo de 15 dias entre uma vacina e outra.

UENP: A vacina da Covid-19 será anual igual a vacina da influenza?

Natália: Ainda não temos essa resposta, mas alguns estudos apontam para esta possibilidade. Mas como a doença e a vacina são novas, muitos estudos ainda precisam ser realizados para termos esta certeza.

 

Fonte: UENP.