UTFPR realiza Webinar sobre o Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos
19/06/2020 - 11:00

Como ponto de partida para a constituição do Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos, uma parceria entre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB, Portugal) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), acontece no dia 22 de junho um Webinar. O evento contará com a participação do Governo de Portugal, Fundação Araucária e empresas do setor da indústria agroalimentar de ambas as regiões.

Fruto da profunda cooperação entre o IPB (Portugal) e a UTFPR, com destaque para a plataforma de dupla diplomação que, desde 2014, já envolveu 520 estudantes e 375 docentes de ambas as instituições, perspectiva-se a criação do Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos.

O Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos pretende agregar competências similares e complementares das estruturas de pesquisa do IPB e da UTFPR, com destaque para a concretização de novos arranjos de pesquisa e inovação que potenciem o surgimento e o desenvolvimento de startups e a mobilização de empresas já consolidadas em desafios de inovação e modernização dos seus produtos e processos.

O Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos unirá as competência do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB e as várias estruturas de pesquisa da UTFPR, com destaque para os Campus de Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão que se situam na região Sudoeste do Paraná.

A constituição do Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos pretende reunir os apoios bilaterais, nomeadamente do Governo de Portugal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Ministério da Coesão Territorial, e do Governo do Estado do Paraná, através da Fundação Araucária.

Como ponto de partida para a constituição do Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos, IPB e UTFPR, com a presença do Governo de Portugal e da Fundação Araucária, organizarão um Webinar onde se apresentarão os testemunhos das empresas e das estruturas de pesquisa de ambas as regiões:

- Quais os desafios das empresas e das associações no sector da indústria agroalimentar? Que necessidades de inovação e colaboração com as estruturas de pesquisa e desenvolvimento? Que oportunidades de internacionalização através do Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos?

- Quais as competências das estruturas de pesquisa do IPB e da UTFPR na área da ciência dos alimentos? Qual o historial de colaboração com as empresas? Qual o historial de cooperação IPB-UTFPR? Quais os desafios e oportunidades no âmbito do Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos?

O Webinar decorrerá no dia 22 de junho de 2020, entre as 09:00 e as 12:30 (hora Curitiba) e entre as 13:00 e as 16:30 (hora portuguesa), com a intervenção do Governo de Portugal, Fundação Araucária, IPB, UTFPR e empresas do setor da indústria agroalimentar de ambas as regiões.
O Webinar será transmitido via internet https://bit.ly/2N3mVte.

Laboratório Luso-Brasileiro de Ciência dos Alimentos

Webinar 22 de junho de 2020

09:00 em Curitiba
13:00 em Bragança

HH:MM após o início:
00:00 – 00:15 Intervenção do Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti
Intervenção do Presidente do IPB, Orlando Rodrigues
Intervenção do Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig
Intervenção do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, João Sobrinho Teixeira
Intervenção da Secretária de Estado para a Valorização do Interior, Isabel Ferreira

00:15 – 00:30 Testemunhos das empresas e cooperativas da região do Sudoeste do Paraná:
Alessandra Machado Lunkes - demandas das empresas da região.

00:30 – 00:45 Testemunhos das empresas e cooperativas da região de Bragança:
José Baltazar, Tecpan
Alexandrina Fernandes, Bísaro – Salsicharia Tradicional
Francisco Pavão, Trás-os-Montes Prime

00:45 – 01:30 Testemunhos dos pesquisadores da UTFPR:
Marina Daltoé, UTFPR, Carnes e derivados (Produção, Processamento e Desenvolvimento de Produtos, Análise Sensorial e Mercado Consumidor, Cadeia Curta Agroalimentar e Sustentabilidade).

Edimir Andrade Pereira, Vegetais e derivados (Produção, Processamento e Desenvolvimento de Produtos, Análise Sensorial e Mercado Consumidor, Cadeia Curta Agroalimentar e Sustentabilidade).

(intervenções de 10 minutos + 15 minutos de perguntas)

01:30 – 01:45 Coffee break
(com possibilidade de perguntas aos intervenientes)

01:45 – 02:30 Testemunhos dos pesquisadores do IPB:
Lillian Barros, CIMO, ingredientes naturais e bio-based
Alfredo Teixeira, CIMO, produtos cárneos
José Alberto Pereira, CIMO, modos de produção sustentável
(intervenções de 10 minutos + 15 minutos de perguntas)

02:30 – 03:15 Discussões, alinhamento de áreas de interesse comuns

03:15 – 03:30 Definição dos próximos passos.Encerramento.