Projeto de Educação 5.0 e Internet das Coisas recebe mais de R$ 2 milhões em recursos da Fundação Araucária 17/06/2021 - 08:03

O Ecossistema de Pesquisa, Extensão e Inovação em Internet das Coisas e suas variações Manna Team, desenvolvido por uma rede de pesquisadores de universidades paranaenses e de outros cinco estados, ganhou um aporte importante de recursos da Fundação Araucária (FA), com apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O investimento de R$ 2.004.400,00, será destinado ao pagamento de 58 bolsas para estudantes e professores de escolas públicas, técnicos, alunos e professores de graduação e pós-graduação das universidades, além do pagamento de custeio. 

“Este é um projeto inovador que promove a inclusão digital, mostrando o mundo tecnológico ainda desconhecido para muitas crianças e jovens carentes, além de incentivá-los a serem futuros pesquisadores. A Fundação tem buscado, cada vez mais, estimular a Educação 5.0 e o Manna Team está se tornando referência nacional nesta e outras iniciativas importantes para o avanço tecnológico e de inovação do Paraná”, ressaltou o presidente da FA, Ramiro Wahrhafitg. 

O Manna Team envolve pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), do Instituto Federal do Paraná (IFPR-Paranavaí), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR- Campo Mourão e Santa Helena), da Universidade Federal do Paraná (UFPR-Jandaia do Sul), da Universidade Federal de Viçosa (Florestal-MG), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Presidente Epitácio), Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal do Pará. 

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, reforçou a importância do projeto no incentivo à ciência. “O projeto além de trabalhar em áreas importantes ligadas à inovação, também trabalha com a geração de oportunidades sobretudo, para jovens carentes. Este apoio da Fundação Araucária é extremamente relevante para atingir um número ainda maior de pessoas”, afirmou. 

O convênio, por meio do projeto Manna Academy, prevê o apoio e a difusão dos produtos científicos e tecnológicos que já estão em desenvolvimento no Manna Team, bem como estimular as pesquisas em Internet dos Drones e Educação 5.0 em nível de mestrado e doutorado.

 “Este recurso disponibilizado pela FA nos permitirá alcançar um número maior de alunos. O projeto estimula a participação e a formação de pessoas, especialmente meninas e mulheres, nas carreiras de engenharia da computação e microeletrônica. Por meio da conexão entre escolas com as universidades, permite que uma menina do ensino fundamental, por exemplo, tenha contato com uma pesquisadora e seja encorajada a ser o que ela quiser”, disse o professor Carlos Roberto Beleti Júnior da UFPR. 

Maria Luísa Gonzales, professora da Unicentro, ressaltou que a ação visa levar ensino, pesquisa e extensão para além dos muros das universidades. “Por meio do Manna Academy conseguimos ter um alcance ainda maior nas escolas públicas com inovação, tecnologia e felicidade. Será possível formar ainda mais pessoas e mostrar para crianças e jovens que eles podem sim ser cientistas, engenheiros ou o que eles quiserem”, comentou. 

O Manna Team é um ecossistema de pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas, Internet dos Drones, Internet Robóticas das Coisas, Internet de Todas as Coisas e Inteligência Artificial (IA).

Segundo a coordenadora do projeto e professora da UEM, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, o Paraná está entre os primeiros estados a aportarem recursos em um projeto de Educação 5.0 com investimento em pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia, considerando a aproximação de universidades com escolas públicas e a formação de um cidadão pronto para fazer a diferença em sua comunidade e no mundo. 

“Esperamos o surgimento de uma nova geração de pesquisadores e profissionais altamente qualificados, incluídos digitalmente e comprometidos com a ética, com a sustentabilidade, com o bem-estar, com valores e com a comunidade.”

A professora do IFPR- Paranavaí, Daniela Eloise Flôr, explica o diferencial das ações executadas que são voltadas à Educação 5.0. “Focamos no desenvolvimento de hard skills como, por exemplo, o pensamento computacional, a robótica educacional, a cultura maker e as relações multidisciplinares entre Science, Technology, Engineering e Mathematics (STEM). Mas fazemos isso visando à formação de pessoas que desenvolvam soft skills, ou seja, habilidades emocionais, comportamentais e sociais, reunindo condições de causar impactos positivos na sua comunidade.”

Projeto na Pandemia – Foi possível se adaptar ao momento de pandemia, com muita criatividade, para dar continuidade ao projeto. Durante a suspensão de encontros presenciais, os professores realizam uma jornada digital com encontros diários online. São realizadas palestras, cursos e oficinas no online. Vídeos são disponibilizados no site do programa e há uma agenda para os Kits Delivery de Tecnologia. Também foram produzidas máscaras nos laboratórios do curso de Engenharia de Produção e impressos artefatos em impressoras 3D para auxiliar a comunidade. Entre vários estudantes, houve interesse do adolescente Sidinei da Silva Araújo Silvério que é deficiente visual e que queria muito aprender Internet das Coisas. A equipe do projeto se organizou ampliando as possibilidades de inclusão.

“Eu acho importante meu filho aprender, ter essa oportunidade que vocês estão dando a ele. Para que, futuramente, ele venha a ter o seu emprego e que possa ajudar outros deficientes visuais a também terem acesso a essas tecnologias”, agradeceu a mãe do estudante Severina da Silva Araújo. 

Histórico - O Manna Team começou suas atividades há 20 anos como um projeto de pesquisa e extensão. Passou a ser uma rede com quase 200 pesquisadores e tornou-se um Ecossistema de Educação 5.0 que envolve além de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, graduação, ensinos técnico, médio, fundamental I e II, de diferentes instituições e cidades. Também reúne empresários, organizações sociais, familiares e membros da comunidade em geral.

O projeto Manna Academy é multidisciplinar e envolve temas de pesquisa em sistemas de computação (interseção da microeletrônica e da computação), pensamento computacional, cultura maker, aprendizagem significativa, aprendizagem profunda e imaginal, aprendizagem por desafios, além da cultura em inovação. Propõe o desenvolvimento de um arranjo técnico para difusão dos produtos científicos e tecnológicos do Manna Team, isto é, para que os resultados de pesquisa e extensão possam ser aplicados em diferentes instituições, ser usados em soluções adotadas por empresas e governos e que sirvam de base para o surgimento de uma nova geração de profissionais e empreendedores.

Os resultados esperados incluem a articulação de competências para que o Paraná seja protagonista em metodologias que estimulam e sustentam o aprendizado baseado na inteligência social inteligência social e onde o aluno é o protagonista. Seja também celeiro de soluções em hardware, software e metodologia de ensino-aprendizagem de Internet das Coisas e suas variações, desenvolvidos para auxiliar na busca de respostas para as questões em aberto. 

Por Ticiane Barbosa